O prédio que pertencia à Universidade São Francisco (USF), localizado na Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, retornou oficialmente para a gestão da Prefeitura de Itatiba na terça-feira (04). O conjunto de prédios será transformado em um centro de serviços de Educação, Saúde e Cultura.

O documento foi assinado em cerimônia no Centro Administrativo “Prefeito Éttore Consoline” entre o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e o Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, mantenedora da USF, Thiago Alexandre Hayakawa. Os secretários Anderson Sanfins (Educação), Herminio Geromel (Obras e Serviços Públicos), Washington Bortolossi (Cultura e Turismo) e Dr. Fábio Alves (Saúde) também estavam presentes na solenidade.

“Tenho certeza que o ato desta tarde é um grande marco para as próximas gerações. A USF, que tão bem utilizou o espaço durante as últimas décadas, atendeu nosso pedido e nos devolve o prédio de forma antecipada, proporcionando que novos serviços possam ser oferecidos à população”, comentou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

O atual prédio foi cedido à Universidade em 1988, em um contrato de cessão de 40 anos, que se esgotaria em 2028. As tratativas entre Prefeitura e Universidade evoluíram ano passado para a devolução do prédio já em 2018, com dez anos de antecedência. O 1º convênio entre Prefeiutra e Universidade foi assinado em 1967.

“Durante décadas, a Universidade São Francisco pôde se estabelecer e constituir ali diversos cursos a serviço da educação do país. Há 50 anos, Itatiba foi pioneira em firmar o convênio para a expansão do ensino superior, contribuindo para a educação não só de nossa cidade, mas de todo o país”, afirmou o Frei Thiago Hayakawa.

Os secretários das pastas envolvidas utilizaram o evento para detalhar o uso. O primeiro a fazer uso da palavra foi o Eng. Hermínio Geromel Júnior. “Já realizamos algumas intervenções no prédio e agora poderemos continuar com as pequenas reformas que possibilitarão o uso integral do espaço”, comentou. “Vale ressaltar que já atuamos com relação ao risco de enchentes. Pontes foram alargadas e com mais que o dobro da vazão. Agora, outro trecho da obra já está em processo de licitação, para alargar todo o canal e, assim proteger o prédio”, concluiu.

NOVA CRECHE
De acordo com o secretário Anderson Sanfins, o principal uso na área da Educação será a inauguração de um novo CEMEI. O espaço contemplará oito novas salas de aula, um solário, sala dos professores e de direção, espaço para cozinha, parquinho, refeitório e banheiros.

A nova creche atenderá crianças de 0 a 5 anos, faixa etária para qual ainda há grande procura por vaga. A estimativa é receber cerca de 120 crianças.

POLICLÍNICA MUNICIPAL
Com relação à saúde, o espaço abrigará uma Policlínica Municipal, com serviços de atenção à saúde da criança e da mulher e também um Ambulatório de Procedimentos Especializados e odontologia.

O Arquivo Público Municipal está sendo o primeiro a ocupar o prédio. Atualmente localizado na Rua Campos Salles, o local, segundo o Secretário Washington Bortolossi, já não comporta adequadamente o volume de processos e documentos que estão distribuídos em vários prédios públicos e que precisam ser guardados corretamente.

O novo espaço, mais amplo, é apropriado para armazenar os dados e oferecer celeridade nas pesquisas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiba

Crédito da foto: Renato Jr / PMI