Itaipuaçu ganha primeira escola pública da rede estadual

Entregue hoje ao distrito de Maricá, o Colégio Estadual Darcy Ribeiro vai atender 600 alunos em três turnos

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta quinta-feira (13/08), o Colégio Estadual Darcy Ribeiro, primeira escola de Itaipuaçu, distrito de Maricá. A nova unidade de ensino da Secretaria de Educação terá a capacidade para atender 600 estudantes e funcionará em três turnos – manhã, tarde e noite. 

– Recebi, hoje, um feedback que ouço em quase todos os locais que vou: professores e professoras felizes e com salário em dia. E, temos uma novidade: a GLP passará, em definitivo, para 30 horas. Isso será muito importante para dar uma tranquilidade aos profissionais da educação – falou o governador, que lembrou, também, outros investimentos que o Governo do Estado fará na cidade:

– Estamos trazendo para cá uma Faetec, rede que estruturamos em nossa gestão e é voltada para o ensino profissionalizante. Será mais uma parceria com a prefeitura. Além disso, ao todo, nosso governo já investiu cerca de R$ 10 milhões para melhorar o sistema de saúde. No ano passado, ajudamos na manutenção da UPA, no hospital local e na compra de medicamentos. E, neste ano, estamos ajudando no enfrentamento à Covid. Estamos também investindo na oferta de saneamento para a região e, no mês passado, implantamos o novo sistema de abastecimento de água tratada de Ponta Negra, o que beneficia diretamente 18 mil habitantes – completou Witzel.

Demanda é grande na região
De acordo com a Secretaria de Educação, o Colégio Estadual Darcy Ribeiro será implantado em módulos. A previsão é de que sejam atendidas 15 turmas do ensino médio regular.

– Em um ano de gestão, já inauguramos quase 40 escolas em todo o estado e nenhuma unidade foi fechada. Para o ano que vem, haverá mais cinco salas de aula no Colégio Darcy Ribeiro, em parceria com a prefeitura, para que possamos alocar os nossos alunos e zerar a demanda que há na região de Maricá – disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Segundo o município, a grande densidade populacional de Maricá e a consequente demanda por serviços públicos vem aumentando nos últimos anos.

– A demanda da rede municipal de Maricá cresce algo em torno de 11% a cada ano. Existe, por consequência, um reflexo na rede do ensino médio. Itaipuaçu demandava há muito tempo uma escola para o segmento. Ver os alunos tendo que se deslocar ao centro de Maricá ou a Niterói para estudar era algo que nos incomodava. Por isso, foi fundamental a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado – ressaltou o prefeito, Fabiano Horta.  

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também