Marcello Casal JrAgência Brasil

IRPF 2021: Mais de 4,3 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal

O prazo começou segunda-feira (1) e termina em 30 de abril.

A Receita Federal recebeu, até as 17 horas desta sexta-feira (12), 4.356.890 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Como exemplos de novidades para a declaração deste ano temos:

Criptoativos

Na ficha de Bens e Direitos foram criados três tipos para informação de criptoativos:
81 – Criptoativo Bitcoin – BTC;
82 – Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins como Ether, XRP, Bitcoin Cash, Tether, Chainlink, Litecoin… );
89 – Demais criptoativos (payment tokens).

E-mail e Celular

O endereço de e-mail e o número de celular informados na ficha de identificação poderão ser utilizados pela Receita Federal do Brasil para informar a existência de mensagens importantes em sua Caixa Postal. No entanto é bom ressaltar que a Receita Federal não envia e-mails solicitando o fornecimento de suas informações fiscais, bancárias e cadastrais, fora deste ambiente certificado.

É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.

Para mais informações clique aqui

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também