IPVA atrasado não é mais motivo para apreensão de veículos nas ruas PM informa que só verifica validade do CRLV, que agora pode ser obtido mesmo com imposto em atraso

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os proprietários de veículos que fizerem a vistoria anual no Detran-RJ sem ter pago o IPVA não terão o carro rebocado em blitzes nas ruas por causa da inadimplência do tributo. A Polícia Militar informou ontem que se o motorista estiver com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do período em vigência não há motivo para apreensões.

A a nova lei aprovada na Assembleia Legislativa (Alerj) estabelece que a inadimplência do IPVA não pode impedir o proprietário de veículo de fazer a vistoria e obter o CRLV.

Até ontem, no entanto, o motorista só consegue agendar a vistoria no site do Detran se estiver com o IPVA, o Seguro Obrigatório (DPVAT) e o Duda (taxa para a vistoria) pagos. Estes dois últimos continuarão obrigatórios para o agendamento. O Detran não quis comentar sobre a nova lei. A Secretaria Estadual de Fazenda, reponsável pela cobrança de IPVA, informou apenas que a emissão de boletos de cobrança para o Duda e o IPVA já são feitas separadamente. O prazo regular das vistorias 2017 termina dia 31 (finais de placas 8 e 9).

A novidade deixou proprietários satisfeitos. “Adorei a medida. Quem está inadimplente uma hora terá que pagar, mas não precisa ficar preso ao calendário da vistoria”, disse a enfermeira Angélica Chaves, de 46 anos. O frentista Moisés dos Santos, de 50, que já pagou IPVA de seu carro neste ano, também considerou a medida justa. “Nem todos conseguem pagar a dívida no prazo da vistoria”, afirmou.

Angélica ressalta que uma hora terá de pagar mas não precisará ficar presa ao calendário do DetranMatheus Ambrosio / Agência O Dia

Já o economista e professor da Uerj Bruno Sobral ressalta que a medida vai na contramão da atuação da Procuradoria Geral do Estado para cobrar dívidas e ajudar a equilibrar as combalidas contas estaduais. “Isso gera um estímulo para postergar o pagamento da dívida, impedindo o fluxo de entrada de capital no estado” explicou o professor.

A previsão de arrecadação do estado em 2017 é de R$ 3 bilhões com o IPVA, quinto lugar no ranking dos impostos que mais arrecadam. Para cobrar o imposto, o governo terá os meios judiciais, colocando os devedores na Dívida Ativa.

ODIA

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

2 Comentários
  1. Francisco Fernandes Diz

    Agora só falta acabar com a vistoria.e uma perda de tempo

    1. Adnilson Diz

      Isso poderia acontecer aqui em Minas Gerais.
      Parabéns para esse deputado.
      Não sou a favor da inadimplência.
      Mas também não acho justo prender o veículo por falta de pagamento do IPVA que não é de competência do Detran e sim da fazenda.
      Só falta estingui essa taxa de licenciamento que é simplesmente um absurdo inventada por Aécio Neves para garantir as mordomias desses políticos corruptos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.