Neste ano o inverno vai começar às 11h58, desta quarta-feira (21), do horário de Brasília. Apesar do baixas temperaturas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estação será mais quente em 2023 por influência do El Niño.
O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, na região Equatorial. Este aquecimento causa uma mudança na circulação de ventos e na distribuição de chuvas pelo planeta. Por isso, um fenômeno atmosférico-oceânico. Ao contrário do El Niño, o La Niña está relacionado à redução da temperatura na mesma porção oceânica.
Neste inverno, a previsão de chuva é abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, e mais volume no Sul e Sudeste.
“Geralmente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, enquanto na Região Sul e no Sudeste é observado aumento das chuvas. No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar disso, a meteorologista não descarta a entrada de massas de ar frio e formação de geadas em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste.
O que significa inverno?
A palavra inverno deriva do latim, hibernum, que significa neutro, invernal, invernoso, tempo frio. O inverno está também associado à característica de alguns animais de entrar em um período de hibernação durante as baixas temperaturas.
Datas de início do inverno
No Hemisfério Norte o inverno começa entre o dia 20 e 21 de dezembro e no Hemisfério Sul, começa entre o dia 20 e 21 de junho. Além disso, no Hemisfério Norte, a estação é chamada de inverno boreal e apresenta características bem definidas, assim como nas outras estações. Já no Sul, é chamado de inverno austral. Por conta da localização geográfica, próxima à Linha do Equador e entre os trópicos, os países desta região apresentam um inverno menos rigoroso.
Fonte: Agência Brasil e Brasil Escola
Comentários estão fechados.