Mais de 40 integrantes da escola de samba Vila Isabel estiveram em Petrópolis, nesta quinta-feira (06.12), para a gravação de um programa de TV, e movimentaram alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O grupo passou pelo Palácio de Cristal, Catedral São Pedro de Alcântara e o Castelo de Itaipava. A escola, que vai levar para a Sapucaí a história da Cidade Imperial, adiantou que já está com as fantasias prontas e carros alegóricos adiantados. Entre os elementos que vão ajudar a mostrar Petrópolis para o mundo estão a coroa, a carruagem de Dom Pedro II, entre outros.

“É muito importante termos essa integração entre a escola e a cidade. O desfile vai ser uma propaganda gratuita para o município. O que vai trazer ainda mais visitantes para os nossos pontos turísticos. Ficamos muito felizes sempre que os integrantes sobem a Serra e vêm pra cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Passistas, mestre sala e porta bandeira, além de integrantes da bateria e intérpretes do samba gravaram nos pontos turísticos. Animados e cantando o samba sobre Petrópolis, eles atraíram a atenção de turistas e visitantes. O carnavalesco da escola, Edson Pereira, explicou que os preparativos para o desfile estão na reta final. “Já estamos do meio pra o final com os preparativos. Os carros e as fantasias estão lindos”, disse.

Com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos – a Vila canta a cidade de Pedro”, a Vila Isabel será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval e vai mostrar todo o luxo do Império, com fantasias que remetem às roupas usadas naquela época, mas também terá espaço para fantasias que representam a fauna; as novas tecnologias; Santos Dumont e sua casa, “A Encantada”; a libertação dos escravos; entre outras que ajudam a contar parte da história da cidade.

Integrantes da escola estão ansiosos pelo desfile e dizem ter gostado do tema escolhido. “A cidade de Petrópolis é linda, histórica, passeava muito aqui com meus filhos quando eram pequenos. Adorei o tema”, disse a integrante da Velha Guarda da Vila Maria Teresa Peixoto. “Me emociono muito ao vir para Petrópolis porque fui educador e trazia meus alunos aqui para verem essa história viva que é a cidade. Vai ser muito legal ver essa história contada no Carnaval”, completou Ilmar de Sá, também da Velha Guarda.

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, frisa que o desfile não tem custos para o município, mas trará um grande retorno para a cidade. “No Carnaval, o mundo inteiro está voltado para a Sapucaí. Os expectadores vão se surpreender, vão querer ver de perto nossos pontos turísticos, nossas belezas. Temos certeza de que o Carnaval será a maior ação de divulgação nacional e internacional do destino Petrópolis”, explica.

Fonte: Turispetro