Instituições realizam mutirão e retiram 288,34Kg de lixo das praias Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar e Instituto Argonauta realizam limpeza de praias e reúne mais de 300 pessoas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A manhã de quarta-feira, 21, foi agitada na orla do Itaguá e da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba. O Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e o Instituto Argonauta realizaram, juntos, a primeira limpeza de praias de 2018. O evento contou com 330 pessoas em uma série de atividades e programas que melhoram positivamente ambientes locais.

O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto aos impactos causados pelos resíduos sólidos na fauna marinha. Segundo um estudo da organização Ellen MacArthur Foundation, daqui a 50 anos, os oceanos terão mais plásticos do que peixes. Atualmente, cerca de 08 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos.

Com intuito de reverter essa triste situação e alertar a todos, os participantes retiraram 288,34Kg de lixo das praias e têm de tudo um pouco: inúmeras bitucas de cigarro, plásticos, vidros, redes, tênis, teclado, peneira, madeiras e etc.

A limpeza de praias acontece desde 1996 e, a cada ano, a participação da comunidade se torna mais efetiva e os resultados mais surpreendentes. “Ficamos felizes em ver todo mundo empenhado para um mundo com menos lixo e mais qualidade de vida para todos,” destaca o oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto.

O Projeto TAMAR realizou a soltura de uma tartaruga marinha que emocionou a todos os presentes. Segundo Berenice Gomes, coordenadora do Tamar no estado de São Paulo, de Ubatuba, em parceria com os pescadores, o projeto já devolveu ao mar mais de 12.600 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca, ou encontradas debilitadas e reabilitadas.

Fonte: Aquário de Ubatuba

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.