Estão abertas as inscrições para o seminário “Petrópolis para Todos”, que faz parte do cronograma de discussões sobre a revisão da Lei de Uso Parcelamento e Ocupação do Solo. A Lupos estabelece os parâmetros para uso do solo, definindo por exemplo que atividades são permitidas em cada região da cidade. O seminário é organizado pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e pelo Departamento de Planejamento Urbano (DEPUR) da prefeitura.

O evento será aberto na noite de sexta (11.05) e terá programação também durante o sábado (12.05). Interessados em participar devem fazer a inscrição no site da prefeitura. Para isto, basta clicar no link disponível na página principal do site e preencher o formulário.

“O planejamento urbano é uma das metas do prefeito Bernardo Rossi, pois é a partir dele que o ordenamento da cidade será possível. A intenção do seminário é levarmos informações a todas as pessoas sobre a revisão da Lupos e sobre a elaboração das Leis complementares ao Plano Diretor do município – questões que interferem diretamente no dia a dia das pessoas”, pontua o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo.

O seminário será realizado no auditório da UCP (campus Barão do Amazonas) nesta sexta-feira (11.05).  Após a abertura oficial, às 19h, será realizada uma palestra sobre instrumentos de ordenamento territorial, ministrada por Alex Magalhães, do Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ.

No sábado as palestras começam às 9h com a discussão do tema Economia Urbana, apresentado por Jorge Natal, do IPPUR/UFRJ; às 10h30 haverá palestra sobre Resiliência Urbana, com Layla Talin, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e do Departamento de Planejamento Urbano da prefeitura;

Na parte da tarde, o seminário é retomado às 13h30 com palestra sobre Saúde Urbana, ministrada por Felix Resenbeg, da Fiocruz. Em seguida, às 14h30 haverá a palestra Cartas de risco e planejamento urbano, às 14h30, com Ingred Lima, da UFRJ; às 16h será realizada a palestra Mobilidade Urbana, com Aline Serpa, da UCP.