Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o processo seletivo dos programas de Residência Médica da UERJ. A prova, com questões objetivas e discursivas, está prevista para 25 de novembro, com ingresso para março de 2019. No total, são 210 vagas divididas entre as duas modalidades de residência. Para programas de acesso direto são 107 vagas e outras 103 para programas com pré-requisito. Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 60 horas semanais, vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), sendo oferecido em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Na residência de acesso direto, o profissional pode se candidatar independentemente do tempo de formação ou de experiência prévia. Dentre as especialidades que compõem esta modalidade estão, por exemplo, psiquiatria, pediatria, neurologia, dermatologia, anestesiologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, infectologia e outras. Já a residência com pré-requisito envolve especialidades como angiologia, coloproctologia, transplante de medula óssea, dentre outras, referentes às áreas de clínica médica e cirurgia geral.

A bolsa auxílio, que é remunerada pela UERJ ou pelo Ministério da Saúde, tem o piso de R$3.330,43. Os programas são realizados prioritariamente nas dependências do HUPE. Para se inscrever, basta acessar o site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj) www.cepuerj.uerj.br até o dia 18 de outubro. A taxa de inscrição é de R$380. Para mais informações, consulte o edital que se encontra disponível no site.