No dia 25 de novembro de 2017 ocorre a 2ª edição do TEDx Petrópolis, no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). O evento contará com doze palestras, divididas em três blocos, com foco em temas do setor de Tecnologia, Social e Científico. O evento tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cem vagas serão disponibilizadas para o público e as inscrições devem ser feitas a partir do dia 25 de outubro no site oficial do evento: www.tedxpetropolis.com

“Esse é um evento importante para o setor de Ciência e Tecnologia da cidade, um das vocações do município e que merece toda a atenção do poder público. O TEDx conta com palestras interessantes com grandes nomes do setor. Por isso é importante que os interessados fiquem atentos à inscrição”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

“O TEDx é interessante não só para os professores, universitários e estudantes do ensino médio, mas, também, para aqueles que já passaram pela graduação e continuam com projetos em andamento na cidade. São palestras de 18 minutos, divididas em três blocos, sempre com discussões interessantes e abrangentes”, afirma Yasmim Barros, co-organizadora do TEDx Petrópolis.

Temas ecléticos serão utilizados pelos palestrantes como Movimento Maker, Blockchain e Big Data (Tecnologia), Transgênicos e acelerador de partícula (Científico), além de questões de gêneros, e Fake News (social).

“É importante que os petropolitanos prestigiem esse evento que exalta uma das vocações do nosso município. Continuamos trabalhando para que a cidade seja cada vez mais reconhecida como polo de tecnologia, qualificando a mão de obra local, dando apoio ao setor universitário e mostrando para os estudantes que a cidade só tem a crescer e vale a pena investir no setor tecnológico. Temos ótimas empresas e abrigamos o maior computador da América Latina, o fortalecimento do desenvolvimento econômico da cidade está estritamente ligado às novas tecnologias”, explica Fernando Pessoa, subsecretário de Desenvolvimento Econômico.

TED (acrônimo de Tecnologia, Entretenimento, Design, em português) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “Ideias que merecem ser espalhadas” (tradução livre para “Ideas Worth Spreading”). O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. As conferências anuais do TED convidam os principais pensadores do mundo para falarem por 18 minutos ou menos. Muitas destas palestras são depois disponibilizadas, gratuitamente, no TED.com

TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que unem as pessoas para compartilhar uma experiência estilo TED. Em um evento TEDx, TED Talks vídeos e palestras ao vivo são combinados para desencadear conexões e profundas discussões. Estes eventos locais, auto-organizados, são de marca TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente.

Graças ao TEDx, o TED alcança hoje mais de 50 milhões de pessoas, em 150 países. O TEDx Petrópolis é um evento licenciado e organizado de forma independente, idealizado com a finalidade de incluir Petrópolis na atmosfera cultural da capital do estado.