A Casa da Educação Visconde de Mauá deve atender mais de mil alunos em 2019 e os pais ou responsáveis que quiserem matricular os filhos em um dos cursos ofertados no espaço deverão fazer a inscrição no período de matricula que vai ocorrer de 12 a 23 de novembro. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03. As inscrições poderão ser feitas das 8h30 às 19h.

“Estamos conseguindo a cada ano aumentar o número de alunos atendidos gratuitamente em cursos e oficinas na Casa das Educação. Para alguns, os cursos na Casa são a única forma que essas crianças possuem de ter acesso a essas especializações e isso também é muito importante para as famílias”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

No próximo ano, a Casa ainda vai ofertar mais uma novidade: aulas de karatê. Para essa modalidade serão disponibilizadas 60 vagas. “As aulas de karatê serão mais um atrativo na Casa que já abriga aulas que são sucesso entre as crianças como capoeira e judô. As atividades no contraturno escolar auxiliam o desenvolvimento dessas crianças e os reflexos positivos podem ser constados nas salas de aula, por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos ao período de novas inscrições”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Nessa semana os pais dos alunos que já participam das aulas na Casa da Educação fizeram questão de renovar as matriculas. Foi o caso de Mariane Lima de Oliveira. Ela mudou-se do Rio de Janeiro para Petrópolis no início deste ano e matriculou as filhas Júlia, de 10 anos e Sara de 5 anos, nas aulas de ballet na Casa da Educação.

“É realmente muito bom poder matricular minhas filhas em aulas gratuitas de ballet. Nunca antes tivemos acesso a esse tipo de atividade gratuitamente e isso foi uma coisa que chamou a minha atenção na cidade. São muitas ofertas de cursos e oficinas gratuitas e de qualidade para as crianças. Minhas filhas adoram as aulas, ficam ansiosas em participar das atividades da Casa da Educação e eu como mãe só tenho posso agradecer essa ótima oportunidade”, contou.

Para a matricula os pais ou responsáveis devem levar cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante se residência, cópia do RG do responsável, declaração escolar e foto 3×4.

Na Casa são ofertados 19 cursos, sendo onze ofertados exclusivamente para alunos da rede municipal e outros 8 são resultados de parcerias. Os cursos disponibilizados somente para alunos da rede municipal são: ballet (4 a 16 anos), desenho (8 a 17 anos), capoeira (4 a 12 anos), fotografia (5º ao 9º ano), inglês (5º ao 9º ano), judô (7 a 14 anos), musicalização infantil (4 a 5 anos), prática de conjunto (8 a 18 anos), teatro (6º ao 9º ano), violino (8 a 17 anos) e violão (8 a 17 anos).