Terminam, nesta quarta-feira (25.04), as inscrições para participantes e delegados da II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. Até esta terça (24.04), 155 pessoas se inscreveram para o encontro, que vai ser aberto na próxima sexta-feira (27), e visa discutir políticas públicas visando a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. A II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas é promovida pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), e vai acontecer na Faculdade Arthur Sá Earp (FASE).

“É importante que todos que desejam acompanhar ou participar do debate se inscrevam. Entendemos que o assunto é muito relevante e há um grande interesse popular na busca por novas ideias. Mais de 170 pessoas participaram das duas pré-conferências que foram realizadas, o que nos deixa otimistas quanto à participação da sociedade na II Conferência”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Com o tema principal “Sociedade, Álcool e Drogas: o que fazer?”, a Conferência tem como objetivo fortalecer e dar ferramentas para as ações de prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas no município. O encontro tem a presença da sociedade civil e representantes do governo e de instituições.

“As discussões colaboram no sentido de fortalecer o entendimento da sociedade de que a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas é de difícil abordagem, porém há possibilidades de recuperação, redução de danos ocasionados e acesso ao tratamento. Esse é o momento de discussão com os técnicos da rede pública e sociedade civil para traçar diretrizes que venham compor um planejamento que norteie as políticas públicas sobre os problemas relacionados ao álcool e outras drogas no município”, diz a psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD), Leandra Iglesias.

A II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas vai ser aberta na próxima sexta-feira (27.04), às 19h, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp (FASE), com palestra do médico psiquiatra e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sérgio Alarcon.

O cadastro para todos os participantes será feito até às 16h desta quarta (25.04), na sede da Casa dos Conselhos ou pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A eleição dos 42 delegados vai acontecer, também na Casa dos Conselhos, às 18h, e se dará em reunião de grupos das categorias, onde participarão os representantes credenciados das entidades participantes interessadas e a Comissão Organizadora da Conferência.

Confira a programação:
Dia 27 de abril:
19h – Solenidade de Abertura – Boas Vindas
19h50 – Palestra de Abertura – Dr. Sérgio Alarcon

Dia 28 de abril:
08h – 10h – Inscrição, credenciamento, coffee break.
08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência.
09h – Premiação do Concurso Logotipo do CMPD.
10h – Exposição das realizações do CMPD no período 2016/ 2018.
10h30 – Palestras – Eixos temáticos.
12h – Almoço.
13h – Retorno.
13h30 – Trabalho dos Eixos.
15h – Plenária.
16h30 – Eleição dos membros do CMPD.
17h30 – Encerramento.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis