Serão abertas, na segunda-feira (02.04), as inscrições para a II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD). Esta segunda edição vai acontecer nos próximos dias 27 e 28, na Faculdade Arthur Sá Earp (FASE), e terá como tema “Sociedade, Álcool e Drogas: o que fazer? ”.

“A conferência é realizada a cada dois anos.Esta edição é a segunda, uma forma de tentar fortalecer e instrumentalizar as ações de prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas, com participação da sociedade civil, que é extremamente importante, afinal, os conselhos são uma ferramenta da sociedade civil e do governo”, disse a psicóloga e presidente do CMPD, Victoria Gutierrez, que será a responsável, também, por presidir a Conferência.

Os debates da II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas terão três eixos temáticos: a promoção de ações intersetoriais de prevenção, a atenção integral ao usuário de álcool e outras drogas e as estratégias de participação da sociedade na discussão sobre álcool e drogas. Além dos debates, estão previstas palestras, apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelo CMPD e, por fim, a eleição dos membros do conselho.

“Na conferência é onde são traçadas as políticas públicas que serão implementadas pelos equipamentos e pela coordenadoria do Programa Municipal de Políticas sobre Drogas. A participação de todos na discussão e elaboração das deliberações é de extrema importância, afinal, o que é implementado pelo município é constituído por nós, nesse espaço”, explicou Victoria.

As inscrições para todos os participantes serão realizadas até o próximo dia 16, das 9 às 16h, na sede da Casa dos Conselhos, que fica na Av. Koeler, 260, no Centro, ou pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A eleição dos 42 delegados vai acontecer no dia 25, também na Casa dos Conselhos, às 18h, e se dará através de reunião de grupos das categorias, onde participarão os representantes credenciados das entidades participantes interessadas e a Comissão Organizadora da Conferência.

Conferência irá definir, também, os membros do Conselho para o próximo biênio
Além dos debates e apresentações dos trabalhos e ideias, a II Conferência a Políticas sobre Drogas vai promover, ainda, a eleição dos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD) para o próximo biênio. São, ao todo, 30 conselheiros representantes do governo e da sociedade civil. A posse dos membros na nova composição do conselho será em maio

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Reprodução da internet