Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Roland-Garros Amateur Series by Peugeot, que será realizada de 18 a 21 de outubro, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Depois do sucesso da edição de Brasília, que inaugurou o Circuito Amador da Confederação Brasileira de Tênis, a expectativa é que as inscrições para o torneio na capital mineira superem os 208 inscritos no Distrito Federal.

“O selo Roland Garros é um diferencial muito grande e motiva cada vez mais as pessoas a jogarem. Com certeza, teremos um aumento significativo no número de participantes em Belo Horizonte. Quem participou em Brasília quer disputar de novo e a nova gestão da Federação Mineira de Tênis está fazendo um grande trabalho e, com certeza, vai incentivar os tenistas amadores locais, de Minas Gerais, a jogarem. Somando os atletas que devem vir de outras regiões do Brasil tenho certeza que vamos passar a casa dos 300 inscritos”, projetou o presidente da CBT, Rafael Westrupp.

O Roland-Garros Amateur Series by Peugeot é realizado em parceria com a Federação Francesa de Tênis e a etapa de Belo Horizonte conta com o apoio da Federação Mineira de Tênis.

“É uma honra muito grande receber um evento desta magnitude em Belo Horizonte, envolvendo a maior instituição de tênis do mundo, e coincide com o momento muito especial que vivemos hoje em termos de gestão do tênis mineiro, com o novo grupo que assumiu no ano passado. Nossa intenção é sempre trazer os maiores eventos possíveis, nacionais e internacionais, e estamos trabalhando muito para que o público mineiro usufrua de grandes eventos como esse”, afirmou o presidente da Federação Mineira de Tênis, François Rahme.

Em junho, na ocasião do lançamento do Rolando-Garros Amateur Series em Paris, o Minas Tênis Clube também tornou-se o primeiro clube do Brasil a receber o selo Roland Garros. “O Minas está muito feliz com a parceria realizada com Roland Garros para desenvolver o tênis mineiro e brasileiro. O Amateur Series vem para consolidar esse movimento entre dois grandes clubes mundiais. Tenho certeza que o evento será um sucesso de público e de inscrições”, ressaltou o diretor de tênis do Minas, Ernane Melo, irmão do tenista Marcelo Melo, campeão de Roland Garros em 2015.

Esta é a primeira vez que a CBT tem um circuito de tênis amador que reúne adolescentes e adultos no mesmo torneio. A competição é destinada a jogadores amadores, homens e mulheres, a partir de 13 anos e sem limite de idade, e conta com um sistema de pontos para o ranking nacional de classes. No total, são 22 categorias, da 1ª a 6ª classe no masculino e da 1ª a 5ª no feminino.

Ao todo, o Amateur Series terá quatro etapas, três em 2018 e a quarta em março de 2019, todas disputadas no saibro. Após o torneio em Belo Horizonte, a próxima disputa será em Porto Alegre, na Associação Leopoldina Juvenil, em novembro, e a última etapa será um Masters, que reunirá os oito melhores de cada categoria, em março de 2019, no Rio de Janeiro.

No total, são 22 categorias. Da 1ª a 6ª classe no masculino e da 1ª a 5ª no feminino. O campeão geral de cada categoria, após as três etapas e o Masters, participará de um sorteio, onde o vencedor ganhará uma viagem a Roland Garros com as despesas totalmente pagas durante uma semana.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis