As inscrições para o Solstício do Som 15 – verão 2017 terminam no próximo dia 08 de outubro. O festival, que acontece na cidade de Petrópolis (RJ), é um dos mais importantes de música independente da região. A edição de inverno deste ano demorou, mas saiu durante o mês de setembro na Praça da Liberdade, quase no equinócio. As bandas, grupos, músicos em geral interessados devem acessar a página www.solsticiodosom.com, onde também está disponível todo o regulamento. A participação requer dos artistas pelo menos três composições autorais. No site, os candidatos podem incluir vídeos e áudios de seus projetos, fotos, currículos, releases e todo o material necessário. A edição de verão acontece durante o mês de dezembro, entre os dias 08 e 21, encerrando, como de costume, na data que marca o solstício de verão. O local ainda não foi definido. Os selecionados são escalados pelos dias do festival, considerando gênero musical e horários disponíveis.

O Solstício do Som foi criado em dezembro de 2010. O evento é realizado duas vezes ao ano, nos períodos do Solstício de Verão e de Inverno. Começando de forma modesta, com uma ideia mais itinerante, as duas primeiras edições, centradas na Praça da Inconfidência, em frente à Igreja do Rosário, reuniram algumas figuras recorrentes da cena cultural da cidade, mas já levaram muita gente para a rua. Foi então a partir da terceira edição que começou a ganhar proporções de festival, resultado da grande procura de artistas interessados em participar. Em 2015, as edições de 2014 do Solstício do Som – inverno e verão – foram vencedoras do prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura na categoria Produção Cultural.

Por trás dessa atividade que enriquece o panorama cultural da cidade de Petrópolis, o esforço vem da colaboração, muitas vezes voluntária, de artistas, técnicos de som e luz e do público simpatizante.