As inscrições dos corredores para a 7ª edição da Noel Runners seguem até a próxima segunda-feira (10.12). Os organizadores estimam a participação de mil pessoas na prova deste ano, que será realizada no dia 19 de dezembro, encerrando o calendário de corridas de rua do município. A largada será às 20h, na Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara Municipal.  O evento solidário acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Os interessados podem se cadastrar no site: www.noelrunners.com.br.

Bastante tradicional na cidade, a corrida tem como objetivo reunir doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível. São dois tipos de kits diferentes para os corredores: o básico, no valor de R$ 10, que garante medalha no final da prova ao corredor. E outra opção, que custa R$ 30, dá direito a camisa do evento, além da premiação. O evento também faz parte da programação de Natal da cidade.

“A Noel Runners é um evento muito tradicional, que apresenta o grande espírito solidário do corredor de rua. O Natal Imperial conta com uma série de esportivos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os petropolitanos. A programação esportiva é pensada para que toda a família esteja envolvida nas atividades”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A Noel Runners foi criada em 2011 graças a uma parceria entre o professor de educação física Alexandre Jerônimo, o “Peixe”, e o médico Glauco Twardowski. A dupla lançou a ideia em uma rede social e em uma semana mais de 400 pessoas confirmaram a presença. Dessa maneira, surgiu uma das provas mais tradicionais do calendário da cidade, que tem o objetivo de ajudar o próximo.

“Nosso objetivo nesta edição é arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados para cinco instituições diferentes. A ideia é transformar o Natal dessas pessoas. A organização segue a todo vapor e estamos muito animados para chegar na nossa principal meta, que é ajudar o próximo”, disse Alexandre.

Neste ano foram realizadas 34 corridas de rua no município. Com o objetivo de estimular a prática da modalidade, a prefeitura criou o ranking municipal dos corredores de rua vai premiar 160 pessoas em janeiro do ano que vem. Serão contempladas 24 faixas etárias diferentes, mais os cinco atletas melhor colocados na classificação geral, no masculino e feminino. Seis provas contaram para o ranking em 2018: Corrida do Trabalhador, Petrópolis-Itaipava, XC Run, Circuito Desafio, Petrópolis Night Run e Corrida Master.

“A ideia é que número de corridas de rua aumente no ano que vem. A corrida de rua é a modalidade que mais cresce na cidade e a gente quer manter os petropolitanos mais ativos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.