As escolas da rede municipal poderão inscrever os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental para a Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2018 até o dia 28 de setembro. As provas serão realizadas em outubro. Língua portuguesa, matemática, história e geografia de Petrópolis são os temas aplicados nas avaliações.

A Maratona Escolar Cidade de Petrópolis é um projeto realizado pela Secretaria de Educação com o objetivo de fomentar o interesse pela história e geografia do município, além de incentivar o aprimoramento da linguagem e da produção escrita bem como dos conhecimentos matemáticos.

“A ideia é a de estimular a pesquisa sobre o nosso município. Os estudantes são multiplicadores de conhecimento e repassam essas informações relevantes para os amigos, comunidade e família”, disse a secretária de Educação, Samea Ázara.

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Os alunos do 5º ano farão a avaliação no dia 23 – das 13h às 17h e os alunos do 9º ano no dia 24 – das 8h às 12h. A Secretaria de Educação solicita que os alunos cheguem ao local com 30 minutos de antecedência.

Em 2017, 540 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental participaram da prova. No final do ano serão premiadas as quatro primeiras equipes por disciplina, com troféus e medalhas. Receberão prêmios também os alunos que obtiverem a maior nota na Maratona – independente da área de conhecimento, sendo um participante do 5° e outro de 9° ano.

Para o desenvolvimento da Maratona foi formada uma comissão de professores especialistas de acordo com as áreas de conhecimento. Eles trabalharam na elaboração e também atuarão na correção das provas, com a supervisão da Equipe de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação

A Maratona Escolar foi realizada pela primeira vez no ano de 1952 instituída pela Deliberação nº 355 de 07 de agosto de 1952, passando por regulamentações e deliberações até tornar-se lei em 1979. Atualmente, a lei 5.412 de 20 de agosto de 1998 é a que rege a prova.