Empresários, empreendedores, profissionais, estudantes e interessados em inovação, empreendedorismo e tecnologia já podem se inscrever para a 3ª edição do Rio Info Petrópolis, que será realizado nos dias 22 e 23 de agosto no CEFET Petrópolis. Com o objetivo de promover o debate do desenvolvimento da inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro, a terceira edição do evento contará com sessão de negócios, Desafio Rio-Info, fórum, palestras e painéis, com o Tema “Transformação Digital”.

A intenção é aproximar as universidades e seus projetos do mundo empresarial e do empreendedorismo e dar oportunidade para a criação de negócios entre os atores envolvidos. O evento será realizado no Cefet/RJ campus Petrópolis, das 14h às 20h e é uma realização da Riosoft, promovido e organizado juntamente com o Sebrae/RJ, TI Rio e Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis. A 3ª edição da Rio Info Petrópolis é aberta ao público.

Na abertura do evento, dia 22, serão lançados o Desafio Rio Info Petrópolis e uma Sessão de Negócios, conduzida pelo Sebrae, com apoio da Riosoft , TI Rio e o Programa Ciência em Movimento. A Sessão vai reunir empresários fornecedores de serviços de Tecnologia e Informação, Empresas de diversos setores que demandam esses serviços, empresas juniores e startups, além de representantes de universidades em um encontro multissetorial tendo como base a oferta de produtos e serviços intensivos em conhecimento.

O Desafio Rio info Petrópolis congregará estudantes que serão estimulados a apresentar soluções para problemas das seguintes áreas de cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

No dia 23, estão programados quatro painéis temáticos: um sobre formação profissional e oportunidades de negócio; um sobre Tecnologia no ramo de Cervejas Artesanais – Beertech; outro tratando de Negócios e Tecnologia em infraestrutura e serviço de Cidades Inteligentes e por fim, o painel de Negócios e Tecnologia em Turismo Inteligente. Entre os Painéis acontecerão os Pitchs gerados a partir do Desafio Rio Info. O evento se encerrará com a premiação dos vencedores do Desafio.

“A Rio Info já se estabilizou como um dos eventos mais importantes do setor de tecnologia de Petrópolis. A ampliação de negócios através da aproximação entre os empresários e os estudantes de tecnologia auxilia no desenvolvimento econômico de Petrópolis”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

“Essa é uma ação importante que valoriza as empresas locais e o surgimento de novos negócios. Petrópolis tem um viés forte no ambiente da inovação e o Rio Info Petrópolis tem esse papel importante de juntar academia, empresas e poder público e proporcionar oportunidades, valorizando starups e promovendo rodadas de negócios. Para os empresários e estudantes, será o melhor lugar para se estar no mundo”, afirma o coordenador geral do Rio Info Petrópolis, Alberto Blois.

As inscrições devem ser feitas em http://rioinfo.com.br/encontro-petropolis. O Cefet campus Petrópolis fica na Rua Do Imperador, 971, Centro. O evento conta com o apoio do Cefet/RJ campus Petrópolis, Programa Ciência em Movimento, TV Rede Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis e SerraTec.

Confira a programação:
Dia 22 de agosto
14h – Credenciamento

14h30 – Abertura

15h – Coffee Break

15h30 às 18h30h – Sessão de Negócios

15h30 às 20h – Desafio Rio Info Petrópolis. Temas para cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

Dia 23 de agosto
Fórum de Oportunidades em Transformação Digital

14h às 14h45h – Painel: Formação Profissional de Base Tecnológica e as Oportunidades no Mercado
Duas palestras sobre a formação profissional de base tecnológica e a questão empreendedora.
– Rodrigo Curcio, HumanAaZ
– Marcelo Conceição
– Moderadora: Paola Baroncini

15h – Divulgação Hacking Serra e TEDx Petrópolis

15h às 15h45 – Painel Beer Tech, cervejas aresanais
Duas palestras sobre o mercado de produção de cerveja artesanal e oportunidades para as cervejarias de Petrópolis
– Ana Cláudia Pampillon
– José Renato
– Moderação: indicação SEBRAE

15h45h às 16h – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis
16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h15 – Painel Cidades Inteligentes
Duas palestras sobre cidades inteligentes e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis
– Rodolfo Sabois, InMetro e o projeto cidades inteligentes
– Carlos Eduardo, ENEL
– Moderação: Marcelo Simões

17h15 às 17h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

17h30 às 18h15 – Painel Turismo Inteligente
Duas palestras sobre turismo inteligentes e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis
– Guido Varela, Serra Brasilis
– Patrick Cunha
– Moderação: Frederico Oliveira

18h15 às 18h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

18h30 às 19h – Encerramento e Premiação

Fonte: Prefeitura de Petrópolis