Inpas recebe palestra sobre fratura de fêmur em idosos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Aposentados e pensionistas do INPAS poderão contar, no “Café com Sabedoria” deste mês, com um tema de interesse de todos os idosos. O encontro, que acontece nesta quinta-feira (28.02), às 10h, na Casa Cláudio de Souza – em frente à Praça da Liberdade, recebe uma palestra da fisioterapeuta Mylena Mansur para falar dos cuidados e tratamento da fratura do fêmur na melhor idade.

Durante a palestra, a fisioterapeuta irá apresentar uma série de cuidados não só dos idosos, mas também de seus familiares para a prevenção de fraturas. Segundo Mylena, é importante seguir as recomendações médicas e, até mesmo por segurança, fazer uma mudança de moradia. Para evitar um acidente, é preciso ter cuidado para subir e descer escadas, trocar móveis e utensílios domésticos e panos e tapetes no chão podem ser perigosos, pois, escorregam. É essencial ainda que a pessoa cuide da parte psicológica. O contato com animais de estimação pode ajudar.

“As fraturas mais prevalentes em idosos ocorrem na região do quadril, coluna vertebral, punho e na região do úmero. Quanto à gravidade, sem dúvida são as fraturas do fêmur. O objetivo da palestra é orientar os idosos em relação aos cuidados que devem ter com as quedas. Minha expectativa é poder contribuir na conscientização e promoção da qualidade de vida da população idosa”, frisou a fisioterapeuta Mylena Mansur.

A prática de exercícios atua como prevenção, além da atenção em relação ao cálcio, com a osteoporose, que é responsável pelo enfraquecimento dos ossos deixando o idoso vulnerável à queda. A diminuição da massa muscular também é muito comum neste período da vida, o que reduz a força no membro inferior podendo ser outro fator de risco a fraturas.

No encontro serão apresentadas dicas de como evitar fraturas, como manter-se no peso ideal, praticar atividade física, nutrientes em dia (cálcio e vitamina D), evitar tabaco e bebidas alcoólicas, fazer um checkup ósseo e adaptações em casa.

O diretor-presidente do Inpas, Fernando Fortes, ressaltou que o instituto disponibiliza o espaço todo mês para que os aposentados e pensionistas possam discutir diversos assuntos. “O ‘Café com Sabedoria’ acontece com o objetivo de disponibilizar mais conhecimento sobre um determinado assunto. Os associados têm a oportunidade de participar das palestras sempre com temas diferenciados e depois ainda tomar um café aqui no Inpas”, frisou Fernando.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.