Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso) - Divulgação/Parnaso

Inea e Corpo de Bombeiros lançam campanha de prevenção à incêndios florestais

A Operação Fumaça Zero visa conscientizar a população sobre os problemas acarretados pelo uso ilegal do fogo.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma campanha do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Corpo de Bombeiros foi lançada para prevenir a ocorrência de queimadas e consequentes incêndios florestais nas regiões Serrana e Centro Sul fluminense. A Operação Fumaça Zero visa conscientizar a população sobre os problemas acarretados pelo uso ilegal do fogo. Além do aspecto educativo, a ação também intensifica a fiscalização, com aplicação de sanções administrativas e punição contra eventuais infratores.

Os incêndios florestais são, em geral, causados por queimadas para limpeza de pastagem ou plantio agrícola, descarte de pontas acesas de cigarro em estradas ou terrenos, queima de lixo doméstico, balões e ainda por fogueiras em acampamentos.

A operação concentra as ações em 15 municípios, entre eles Petrópolis, Três Rios e Areal, que integram o trecho de concessão da BR-040. A Concer, que também atua no combate às queimadas na faixa de domínio da rodovia, é parceira da Operação Fumaça Zero, que se estende até setembro.
Operação Fumaça Zero: Fumaça é fogo, apague essa ideia (Conscientização e Prevenção dos incêndios florestais. Lei Estadual n° 9.001/2020).
Em caso de queimadas e incêndios florestais ligue: 193 (CBMERJ) e (21) 2334-9417 (INEA). Denúncias: https://falabr.cgu.gov.br/.

Para mais informações, acesse também o site http://www.inea.rj.gov.br/

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.