Indústria movimenta mais de R$ 1,2 trilhão da economia brasileira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Hédio Júnior

O setor industrial no Brasil é responsável por contribuir com pelo menos R$ 1,2 trilhão na economia brasileira. A importância do setor, tanto na geração de empregos quanto na remuneração de trabalhadores, é grande. Em todo o país, a indústria emprega 9,6 milhões de pessoas, participando de 21% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados são da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, responsável por representar a indústria na promoção de um ambiente de negócios mais favorável e de um país mais desenvolvido.

A relevância do setor industrial se reflete em diversas áreas. Ele é responsável por 51% das exportações feitas pelo Brasil, o que impulsiona os produtos brasileiros no mercado internacional. É da indústria que partem 68% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento do setor privado realizados no país. Isso possibilita um posicionamento do país frente a economias internacionais, além de alavancar o próprio mercado interno.

Quando se trata de arrecadação de tributos, são as indústrias as contribuintes de 30% do que se arrecada com impostos no Brasil.

Procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira acompanha no TCU o trabalho desenvolvido pelo Sistema S – do qual a Confederação Nacional da Indústria faz parte. Ao participar de uma audiência pública no Senado onde se discutiu a transparência na aplicação de recursos do sistema, Júlio disse que as entidades que compõem o grupo avançam para se aperfeiçoar na geração de benfeitorias para a população.

“Mais transparência, demonstração de eficiência no uso do recurso público, entrega de resultados palpáveis para a sociedade… isso que vai legitimar e fazê-los avançar, entregar mais resultados para a sociedade brasileira”, comentou.

O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, também avalia como positiva a contribuição dos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema S a favor da indústria no Brasil. De acordo com ele, os treinamentos e as capacitações feitas, inclusive pelo Senai, têm avançado de acordo com as demandas e modernização do setor, inclusive frente ao mercado internacional.

“E agora, o Sistema S é necessário para que possamos enfrentar os desafios da nova indústria, da quarta revolução industrial. É a digitalização, o impacto da manufatura avançada, da indústria 4.0 que tá mudando, de forma muito rápida, o ambiente produtivo no mundo”, salientou o parlamentar.

Além de contribuir com o PIB, a indústria é responsável pela formação de 21% dos empregos formais gerados no Brasil, segundo dados da CNI.

Fonte: Agência do Rádio Brasileiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.