Indicação para que UBS e PSF se tornem pontos de vacinação em Petrópolis é aprovada pela Câmara

Para o vereador autor da indicação, Yuri Moura, é possível, inclusive, aproveitar a mobilização já existente nestes postos por conta da vacinação contra a gripe

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (27), a indicação de autoria do vereador Yuri Moura (PSOL) solicitando à prefeitura que todos os Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionem também como postos de vacinação.

Hoje, este procedimento tem ocorrido somente em algumas unidades, de forma isolada e em algumas fases apenas. A iniciativa visa diminuir as filas para vacinação e desafogar o atual sistema de cadastro. “Envolvendo as unidades de saúde do município, seu corpo técnico e sua rede de telefonia no processo de imunização, vamos conseguir ampliar os meios de agendamento, unificar os cadastros e agilizar a vacinação”, explicou Yuri.

Para o vereador, é possível, inclusive, aproveitar a mobilização já existente nestes postos por conta da vacinação contra a gripe, além de contribuir na busca ativa de moradores que ainda não se vacinaram ou deixaram de tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. “Nosso mandato vem atuando, desde o início, por melhorias e ampliação do processo de vacinação no município. Incluir os PSFs e UBSs faz parte deste processo e aproxima a imunização da população nos bairros, além de garantir uma cobertura vacinal mais eficaz”, concluiu.

A proposta agora segue para providências do Poder Executivo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também