Inclusão da pessoa com deficiência é tema de debate nas áreas da saúde, cultura, tecnologia e comunicação Programação inclui seminário sobre deficiência intelectual, mesas redondas sobre arte acessível, debate sobre tecnologias assistivas e reuniões sobre a reabilitação nos sistemas de saúde

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá encontros relacionados às áreas da saúde, cultura, tecnologia e comunicação para discutir a inclusão das pessoas com deficiência. Os eventos acontecerão no Hotel Maksoud Plaza, localizado na Alameda Campinas, 150, Bela Vista, São Paulo. O objetivo é reunir especialistas, profissionais, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, organizações civis e governamentais e interessados em geral para troca de informações e debate sobre desafios e soluções voltados ao segmento das pessoas com deficiência.

De 7 a 10, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), com o apoio da Rede de Reabilitação Lucy montoro, promoverá o evento “Reabilitação 2030: Um Chamado à Ação”, com a Reunião Regional de Lideranças em Reabilitação e a Reunião Regional sobre Pesquisa e Informação para a Reabilitação 2030, que busca garantir a integração da reabilitação nos sistemas de saúde até 2030. A reunião marcará ainda o lançamento das Recomendações para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde em Língua Portuguesa e em Espanhol. Estarão presentes oficias de governo dos países da região em áreas relacionadas à deficiência, à reabilitação e à atenção psicosocial. Representantes da OPAS/OMS, dos prestadores e dos usuários de serviços de reabilitação também serão convidados a participar e compartilhar suas experiências.

No dia 6, das 9h30 às 17h30, acontecerá o I Seminário do Governo do Estado de São Paulo sobre as Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista com o tema “Educação, Saúde, Envelhecimento e Trabalho: Protagonismo e Inclusão Social” no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10. O encontro, promovido pela Comissão de Acompanhamento do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual: São Paulo pela Igualdade de Direitos (PEAPDI), visa reunir especialistas da área da saúde, educação, trabalho, cultura e envelhecimento para desvendar mitos e derrubar barreiras provocadas principalmente pela desinformação sobre pessoas com restrição cognitiva ou comportamental. Para mais informações: http://peapdi.sedpcd.sp.gov.br.

Ainda na segunda-feira, das 9h30 às 17h30, os interessados poderão conferir as mesas redondas do “Estudos sobre a deficiência”, que abordará das 9h30 às 12h30 o tema “Ação Educativa no Memorial: O Projeto Cinco anos do Memorial da Inclusão pelos direitos das pessoas com deficiência”, que apresentará como a ação educativa do projeto em questão trabalhou e desenvolveu a socialização e a conscientização acerca do Movimento Internacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência, temática do Memorial da Inclusão para o público infanto-juvenil. A segunda mesa redonda, “Deficiência e arte – além da experiência estética”, das 14h30 às 17h30, discutirá os caminhos percorridos por quem realiza e quem produz arte acessível. As inscrições podem ser realizadas através do site http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/paginas/inscricoes.php.

No dia 7, das 9h às 18h, será a vez do 9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. Com o tema “Da ideia ao produto: caminhos para chegar ao mercado”, o evento reunirá instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, empresas já consolidadas, startups e consultores para debater as principais dificuldades e apresentar atalhos para que projetos de tecnologia assistiva advindas de pesquisas realizadas em instituições de ensino e pesquisa do país obtenham financiamento e se tornem produtos. No período da tarde, terá o painel “Shark Tank”, com apresentação de três a quatro projetos de tecnologia assistiva pré-selecionados para uma mesa composta por experts na área, empresas de tecnologia, consultores e agências de fomento, que os avaliarão e farão considerações e críticas no sentido de auxiliar os “inventores” a aprimorar seus projetos, enxergando-os como potenciais produtos para o mercado. Os interessados podem se inscrever no link: http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/paginas/inscricoes.php.

Na quinta-feira, 9 de novembro, das 9h30 às 12h30, acontecerá o VI Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo com o tema central “Comunicação Inclusiva na Era Digital”. O programa contará com profissionais e especialistas renomados atuantes na área da inclusão de pessoas com deficiência e também da comunicação. A palestra de abertura será “Comunicação com os surdos – Oralização ou Libras?”, com Morgana Siqueira, surda oralizada e professora de Libras. O renomado especialista Romeu Kasumi Sassaki, consultor e escritor sobre inclusão de pessoas com deficiência apresentará o painel “Terminologia Acessível na Era da Inclusão”. O Repórter do blog Vencer Limites, do portal Estadão, Luiz Alexandre Ventura, traz informações sobre “Comunicação Inclusiva na Mídia Digital – Acessibilidade, Inclusão e Cidadania”; e a jornalista e gestora de Comunicação Institucional da Secretaria, Maria Isabel da Silva, com o painel “A Comunicação Digital e a Lei Brasileira de Inclusão”. Para mais informações: http://egecom.sedpcd.sp.gov.br.

Ainda no dia 9, das 9h às 17h, será promovido o IV Fórum Gestores Municipais da Área das Pessoas com Deficiência que abordará um momento de aprendizagem e troca de experiências para todos que têm a responsabilidade institucional de atuar na causa da pessoa com deficiência. O evento aborda temas como “O que é Política Pública?”; “Atuação em Rede e Consórcios Intermunicipais”; “Como captar recursos públicos e privados, editais e parcerias”; e, ainda, “O servidor público com deficiência nos municípios – importância da valorização e impacto de sua participação no desenvolvimento de políticas públicas inclusivas”. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 5212.3719 / 3736.

 

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.