Levantamento mensal da MultiCrédito mostra que em setembro as compras honradas com pagamento em cheque aumentaram 0,58% em relação ao índice apurado em agosto. Essa variação está atrelada à queda de 11% na inadimplência entre jovens de 18 a 20 anos, ante 13,77% no mês anterior, e à redução de quase 1% na inadimplência entre consumidores da geração X (41 a 50 anos).

De acordo com a pesquisa, o público feminino honrou mais pagamentos com cheque do que o masculino. Para atingir esse índice, as mulheres realizaram compras com valor médio de 1.063 reais, ante 1.095 reais registrados no mês anterior. Nesse período, lideraram as aquisições os setores automotivo, de construção e de alimentação.

Índices mensais de inadimplência e tíquete médio por região

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a inadimplência recuou 1,26% em relação ao volume apurado em agosto. O público feminino foi o que mais honrou os gastos com cheque e, paralelamente, jovens até 20 anos lideraram o ranking da inadimplência.

Nordeste

Na Região Nordeste, tanto o público feminino quanto o masculino reduziram levemente o porcentual de inadimplência, em relação ao índice do mês anterior. Com 98,38%, as mulheres lideraram o ranking de pagamentos honrados. Paralelamente, com tíquete médio de 2.124 reais, os homens seguiram inadimplentes.

Norte

Na Região Norte, houve alta de 3,65% na inadimplência entre o público masculino por conta do aumento do tíquete médio em cerca de 500 reais, em relação aos números de agosto. Contudo, o índice de pagamentos honrados com cheque manteve alta de 98,19%.

Sudeste

No Sudeste, consumidores da geração Y (nascidos entre os anos 80 e 90) seguem líderes na inadimplência, com tíquete médio de 1.300 reais. Paralelamente, os com mais de 60 anos continuam sendo os que mais se destacam em relação aos pagamentos honrados em cheque. Com apenas 1,14% no índice de inadimplência, realizaram compras no valor de 857 reais.

Sul

No Sul, o público com mais de 60 anos teve o maior crescimento em cheques honrados no mês de setembro, com apenas 0,84% de inadimplência, em relação ao registrado em agosto, e tíquete médio de 473 reais.

 

Sobre a MultiCrédito

Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito se destaca por oferecer a seus clientes eficiência, segurança, performance tecnológica e inteligência em todas as etapas de diversos processos de crédito. A empresa é detentora das marcas TeleCheque®, especializada em análise de crédito de pagamentos com cheques, e MultiCrediário®, especialista na análise de créditoe no fornecimento de soluções para pagamentos realizados por meio de crediário e de boletos. A empresa é associada à Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 9131.