Criada para incentivar o esporte de maneira lúdica, a Imperial Kids reuniu cerca de 300 crianças neste domingo (02.12) na Rua do Imperador. Nem mesmo o frio diminuiu a alegria dos pequenos atletas, que disputaram percursos de 80, 150 e 300 metros, de acordo com a idade. Todos os presentes receberam medalha pela participação na primeira prova infantil realizada pela prefeitura. O evento fazia parte da programação do Dia das Crianças e seria realizado no dia 14 de outubro, mas devido à forte chuva daquele dia, a corrida foi adiada.

“Desde o início da nossa gestão, criamos uma série de ações para incentivar as crianças na prática esportiva. A ideia é proporcionar mais saúde e qualidade de vida para os nossos jovens de maneira lúdica, com a presença dos pais e de profissionais qualificados”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

A primeira bateria da Imperial Kids atendeu os pequenos de 4 até 6 anos, que, apesar da pouca idade, demonstraram que levam jeito para praticarem a modalidade. A alegria em participar da prova se estendeu aos pais, que vibravam com o desempenho dos filhos.

“É importante que as crianças estejam inseridas no esporte, saindo um pouco do celular e do tablet. É uma forma lúdica de incentivo. Além disso, tem também a interação com outras crianças, fazendo novas amizades”, disse a pedagoga Daniele de Souza Pires, que levou o filho Gabriel, de 6 anos, para a corrida.

O segundo grupo reuniu as crianças de 7 até 9 anos. Nessa bateria, os pequenos já entendem melhor sobre a modalidade que estão praticando. Em alguns casos, os filhos já até pedem para os pais alguns tênis específicos para treinar.

“É importante para a saúde e qualidade de vida dessas crianças. Precisam estar praticando algum esporte, estarem ativos. Achei um máximo a corrida e ele vai estar presente nas próximas provas”, garantiu Patrícia Viana da Silva, que levou o pequeno Henzzo, de 9 anos, para participar pela primeira vez de uma corrida de rua.

Outras duas corridas de rua infantis foram realizadas em Petrópolis neste ano: a Serra Kids e a Federal Kids. Somando os dois eventos, mais de 500 crianças participaram dos eventos. Considerado o esporte mais democrático do mundo, a corrida de rua traz diversos benefícios para a saúde, proporcionando mais saúde e qualidade de vida desde a infância.

“Os benefícios para a saúde são diversos. Existe a melhora a autoestima, melhora a qualidade do sono, além de ativar a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração. A corrida é uma ferramenta importante na prevenção a diversos tipos de doença, e por causa disso, a gente trabalha para que mais pessoas pratiquem a atividade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Além das corridas de rua, existem outros esportes oferecidos de maneira gratuita para as crianças e adolescentes da cidade. Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Corrida noturna abriu a programação esportiva do Natal Imperial no último sábado

Cerca de 200 pessoas participaram da corrida e caminhada noturna do circuito Fun and Run. A prova foi realizada no último sábado (01.12) em um percurso de cinco quilômetros passando pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico decorados para o período natalino. Entre os homens, a vitória ficou com Douglas Henrique, da Phanters, com o tempo de 18 minutos e 13 segundos. No feminino, quem levou a melhor foi Cristiane da Silva Nunes, com o tempo de 22 minutos e 37 segundos.

No dia seguinte, no domingo, foi realizado o 1º campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio mobilizou cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social, melhorando a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva.

A outra corrida de rua da programação do Natal Imperial acontece no dia 19 de dezembro, com a 7ª edição da Noel Runners. O evento solidário acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Bastante tradicional na cidade, a prova tem como objetivo arrecadar doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível no dia da corrida.