IMCE recebe mais de 100 propostas para seleção de projetos culturais

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Mais de 100 propostas foram entregues ao Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) para inscrição no edital que vai selecionar 19 projetos culturais que serão financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, no período de julho a novembro deste ano. Os projetos seguem nesta segunda-feira (03.06) para o Delca para a fase de Análise Documental, que vai habilitar os inscritos, e em seguida será a vez da Análise Técnica feita por uma comissão do Conselho Municipal de Cultura. A expectativa é de que o resultado do edital comece a ser divulgado já na segunda quinzena deste mês.

Ao todo, foram 101 projetos inscritos no processo de seleção, que tem como objetivo descentralizar os recursos e proporcionar que projetos dos mais diversos segmentos, sejam realizados. A maioria das propostas recebidas está relacionada à música, artes plásticas, teatro e audiovisual, além dos multiculturais. São festivais, palestras, workshops, entre outras atividades. Para o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio, essa é uma forma de fomentar a cultura na cidade através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

“Temos excelentes projetos culturais na cidade, mas que carecem de um incentivo. E o edital de projetos é uma forma de ajudarmos propostas de pequeno e médio porte para estimularmos os produtores e artistas da nossa cidade”, frisa.

No edital estão previstos dois tipos de propostas: 12 de pequeno porte, com valor máximo de R$ 10 mil, e sete de médio porte, no valor de até R$ 30 mil. Ele estava aberto para pessoas jurídicas, inclusive Microempreendedor Individual, que representam os diversos seguimentos culturais da cidade, como artesanato; artes plásticas; audiovisual; bandas marciais; canto coral; culturas afrobrasileira, indígena e populares; cultura germânica; cultura urbana; dança; escolas de samba e blocos carnavalescos; literatura; música; teatro e patrimônio histórico.O Fundo Municipal de Cultura foi instituto pelo Sistema Municipal de Cultura, e tem como objetivo principal o financiamento através de editais para a realização de projetos culturais.

“Ficamos muito felizes com a quantidade de propostas recebidas. Temos certeza de que teremos excelentes atividades culturais fomentadas pelo edital de projetos, o que vai movimentar o setor neste segundo semestre do ano”, explica o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Pinho.

Após a avaliação documental, os projetos habilitados passarão por uma comissão formada por dois servidores do Instituto e dois representantes de segmentos da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura, que vai avaliar as propostas. Será analisado o aspecto cultural de cada proposta. Todos os documentos e critérios de avaliação estão previstos no edital, disponível no site da prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/).

Fonte: IMCE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.