Mais de 100 propostas foram entregues ao Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) para inscrição no edital que vai selecionar 19 projetos culturais que serão financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, no período de julho a novembro deste ano. Os projetos seguem nesta segunda-feira (03.06) para o Delca para a fase de Análise Documental, que vai habilitar os inscritos, e em seguida será a vez da Análise Técnica feita por uma comissão do Conselho Municipal de Cultura. A expectativa é de que o resultado do edital comece a ser divulgado já na segunda quinzena deste mês.
Ao todo, foram 101 projetos inscritos no processo de seleção, que tem como objetivo descentralizar os recursos e proporcionar que projetos dos mais diversos segmentos, sejam realizados. A maioria das propostas recebidas está relacionada à música, artes plásticas, teatro e audiovisual, além dos multiculturais. São festivais, palestras, workshops, entre outras atividades. Para o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio, essa é uma forma de fomentar a cultura na cidade através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
“Temos excelentes projetos culturais na cidade, mas que carecem de um incentivo. E o edital de projetos é uma forma de ajudarmos propostas de pequeno e médio porte para estimularmos os produtores e artistas da nossa cidade”, frisa.
No edital estão previstos dois tipos de propostas: 12 de pequeno porte, com valor máximo de R$ 10 mil, e sete de médio porte, no valor de até R$ 30 mil. Ele estava aberto para pessoas jurídicas, inclusive Microempreendedor Individual, que representam os diversos seguimentos culturais da cidade, como artesanato; artes plásticas; audiovisual; bandas marciais; canto coral; culturas afrobrasileira, indígena e populares; cultura germânica; cultura urbana; dança; escolas de samba e blocos carnavalescos; literatura; música; teatro e patrimônio histórico.O Fundo Municipal de Cultura foi instituto pelo Sistema Municipal de Cultura, e tem como objetivo principal o financiamento através de editais para a realização de projetos culturais.
“Ficamos muito felizes com a quantidade de propostas recebidas. Temos certeza de que teremos excelentes atividades culturais fomentadas pelo edital de projetos, o que vai movimentar o setor neste segundo semestre do ano”, explica o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Pinho.
Após a avaliação documental, os projetos habilitados passarão por uma comissão formada por dois servidores do Instituto e dois representantes de segmentos da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura, que vai avaliar as propostas. Será analisado o aspecto cultural de cada proposta. Todos os documentos e critérios de avaliação estão previstos no edital, disponível no site da prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/).
Fonte: IMCE