IMCE abre inscrições para seleção de projetos culturais

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) lançou edital para a seleção de 19 projetos culturais que serão financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, no período de julho a novembro deste ano. Os interessados têm até o dia 30 deste mês para se inscrever e, para esclarecer dúvidas sobre a elaboração dos projetos, o IMCE vai promover uma oficina, na próxima quarta-feira (08.05), às 15h, no Teatro Afonso Arinos, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni.

O edital, que já está disponível no site da prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/), no campo “licitações”, tem como objetivo descentralizar os recursos e proporcionar que projetos dos mais diversos segmentos, sejam realizados. “É uma forma de parceria com a iniciativa privada e também uma maneira de incentivarmos a cultura na cidade, valorizando projetos de pequeno e médio porte, mas que são essenciais para o setor no município”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio.

No edital estão previstos dois tipos de propostas: 12 de pequeno porte, com valor máximo de R$ 10 mil, e sete de médio porte, no valor de até R$ 30 mil. Podem participar pessoas jurídicas, inclusive Microempreendedor Individual, que representem os diversos seguimentos culturais da cidade, como artesanato;artes plásticas;audiovisual;bandas marciais;canto coral;culturas afrobrasileira, indígena e populares; cultura germânica; cultura urbana; dança; escolas de samba e blocos carnavalescos; literatura; música; teatro e patrimônio histórico.O Fundo Municipal de Cultura foi instituto pelo Sistema Municipal de Cultura, e tem como objetivo principal o financiamento através de editais para a realização de projetos culturais.

“Esse edital vai ao encontro dos objetivos do Sistema Municipal de Cultura,na medida em que prevê o financiamento cultural diretamente aos artistas da cidade, o que aumentará e muito a oferta de atividades culturais no município”, frisa o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Cerqueira, lembrando que é importante que interessados no edital participem da oficina, pois dará a oportunidade para que artistas e produtores com pouca experiência em editais tenham acesso à mais informações sobre a elaboração das propostas nos termos do que é exigido pelo edital.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no IMCE, que fica na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), 305, no Centro Histórico. Os projetos selecionados poderão ser de qualquer segmento cultural, não havendo número mínimo ou máximo de projetos por segmento. Cada proponente pode inscrever até dois projetos.

Uma comissão formada por dois servidores do Instituto e dois representantes de segmentos da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura vai avaliar as propostas, que passarão por duas etapas. Na primeira, o Delca fará uma análise documental e os projetos com a documentação em dia serão habilitados a participarem do concurso. Na segunda a comissão avalia o aspecto cultural de cada proposta. Todos os documentos e critérios de avaliação estão previstos no edital.

Fonte: IMCE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.