Será aberta, nesta sexta-feira (27.04), a II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, na Faculdade Arthur Sá Earp. O encontro, promovido pela prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), visa discutir políticas públicas para a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Com o tema principal “Sociedade, Álcool e Drogas: o que fazer?”, a Conferência tem como objetivo fortalecer e dar ferramentas para as ações de prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas no município. O encontro tem a presença da sociedade civil e representantes do governo e de instituições.

“Entendemos que o assunto é muito relevante e há um grande interesse popular na discussão de novas ideias. Mais de 170 pessoas participaram das duas pré-conferências que foram realizadas no início do mês, colocando suas ideias e tirando dúvidas, o que nos deixa otimistas quanto à participação da sociedade na II Conferência”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A palestra de abertura da conferência vai ficar a cargo do médico psiquiatra e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sérgio Alarcon. “A expectativa é a de um bom debate, que seja respeitoso e honesto, e que nos faça avançar sobre as melhores formas de se aplicar as ferramentas para o cuidado de usuários e familiares e, também, avançarmos na discussão sobre os caminhos e descaminhos das políticas sobre drogas”, afirma o professor.

Com vasto currículo na área da Saúde Pública, Alarcon é professor do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), membro titular do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas do Rio de Janeiro (COMAD-RJ) e Pesquisador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil).

“Na conferência, tentarei resumir uma série de conceitos importantes que determinam uma maneira de pensar contra-hegemônica sobre as políticas sobre drogas e como, a partir daí, melhor atuar sobre as dores e os conflitos individuais e sociais gerados pelo uso inadequado de substâncias”, completa Alarcon.

A solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, na Faculdade Arthur Sá Earp está marcada para as 19h, no auditório da FASE. A programação segue no sábado (28.04), com credenciamento às 8h. Confira a programação completa:

Dia 27 de abril:
19h – Solenidade de Abertura – Boas Vindas
19h50 – Palestra de Abertura – Dr. Sérgio Alarcon

Dia 28 de abril:
08h – 10h – Inscrição, credenciamento, coffee break.
08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência.
09h – Premiação do Concurso Logotipo do CMPD.
10h – Exposição das realizações do CMPD no período 2016/ 2018.
10h30 – Palestras – Eixos temáticos.
12h – Almoço.
13h – Retorno.
13h30 – Trabalho dos Eixos.
15h – Plenária.
16h30 – Eleição dos membros do CMPD.
17h30 – Encerramento.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Reprodução da internet