II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas vai ser aberta nesta sexta-feira (27.04) Palestra inicial será ministrada pelo mestre em Saúde Pública da Fiocruz, no auditório da FASE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Será aberta, nesta sexta-feira (27.04), a II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, na Faculdade Arthur Sá Earp. O encontro, promovido pela prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), visa discutir políticas públicas para a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Com o tema principal “Sociedade, Álcool e Drogas: o que fazer?”, a Conferência tem como objetivo fortalecer e dar ferramentas para as ações de prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas no município. O encontro tem a presença da sociedade civil e representantes do governo e de instituições.

“Entendemos que o assunto é muito relevante e há um grande interesse popular na discussão de novas ideias. Mais de 170 pessoas participaram das duas pré-conferências que foram realizadas no início do mês, colocando suas ideias e tirando dúvidas, o que nos deixa otimistas quanto à participação da sociedade na II Conferência”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A palestra de abertura da conferência vai ficar a cargo do médico psiquiatra e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sérgio Alarcon. “A expectativa é a de um bom debate, que seja respeitoso e honesto, e que nos faça avançar sobre as melhores formas de se aplicar as ferramentas para o cuidado de usuários e familiares e, também, avançarmos na discussão sobre os caminhos e descaminhos das políticas sobre drogas”, afirma o professor.

Com vasto currículo na área da Saúde Pública, Alarcon é professor do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), membro titular do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas do Rio de Janeiro (COMAD-RJ) e Pesquisador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil).

“Na conferência, tentarei resumir uma série de conceitos importantes que determinam uma maneira de pensar contra-hegemônica sobre as políticas sobre drogas e como, a partir daí, melhor atuar sobre as dores e os conflitos individuais e sociais gerados pelo uso inadequado de substâncias”, completa Alarcon.

A solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, na Faculdade Arthur Sá Earp está marcada para as 19h, no auditório da FASE. A programação segue no sábado (28.04), com credenciamento às 8h. Confira a programação completa:

Dia 27 de abril:
19h – Solenidade de Abertura – Boas Vindas
19h50 – Palestra de Abertura – Dr. Sérgio Alarcon

Dia 28 de abril:
08h – 10h – Inscrição, credenciamento, coffee break.
08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência.
09h – Premiação do Concurso Logotipo do CMPD.
10h – Exposição das realizações do CMPD no período 2016/ 2018.
10h30 – Palestras – Eixos temáticos.
12h – Almoço.
13h – Retorno.
13h30 – Trabalho dos Eixos.
15h – Plenária.
16h30 – Eleição dos membros do CMPD.
17h30 – Encerramento.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.