O IFRJ e a Faetec estão com inscrições abertas para os processos seletivos para o ano letivo de 2019. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecom), até o dia 7 de novembro de 2018. Estão sendo oferecidas 1.418 vagas para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e 6.868 vagas para a Faetec.

As oportunidades que a Fundação de apoio a Escola Técnica, Faetec, está oferecendo são para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Técnico para Nível Médio, Ensino Médio e especialização em Enfermagem do Trabalho. Serão 5.750 vagas para o Ensino Médio Técnico, 2.343 na modalidade integrada e 3.407 na subsequente e concomitante. Na opção de especialização em Enfermagem serão oferecidas apenas 70 vagas. As demais opções são: 158 vagas para educação infantil, 740 para o ensino fundamental e 150 para o ensino médio. Os cursos da Faetec abrangem as regiões de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Região dos Lagos, Região Serrana, Norte, Centro-Sul Fluminense e Médio Paraíba. Também há oportunidades para as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Os interessados nos cursos de Ensino Técnico e Especialização oferecidos na Faetec devem ler o edital, fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 49,90 em qualquer agencia bancária, até a data do vencimento. Para pedir isenção da taxa de inscrição, o interessado deve enviar a documentação até o dia 8 de outubro. Para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio haverá sorteio público no dia 28 de outubro. A prova está prevista para o dia 9 de novembro.

O IFRJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro oferece 1.418 vagas para ingresso em cursos técnicos, gratuitos, integrados ao ensino médio, com início em 2019. Os cursos oferecidos são: Administração, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática para Internet, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Petróleo e Gás e Química. As regiões dos campi são: Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Pinheiral, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula, se inscrever pelo site Selecom até o dia 7 de novembro, ler o edital e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 70,00. Pessoas que estão inscritas no CadÚnico poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 5 de outubro no mesmo site. No ato da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às vagas da Ampla Concorrência (AC) ou as destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escola Pública. A prova será objetiva com questões de Português, Matemática e Redação e acontecerá no dia 18 de novembro.

Fonte: ODIA