Idosos pagam passagem em ônibus de Teresópolis, RJ, mesmo após liminar garantindo gratuidade

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma decisão publicada no domingo (12) pela Prefeitura de Teresópolis conseguiu manter, com o auxilio da justiça, a gratuidade para idosos com idade entre 60 e 64 anos. A Viação Dedo de Deus tinha anunciado o fim do benefício.

Porém, idosos dentro da faixa etária citada continuam pagando a passagem nos ônibus de Teresópolis mesmo após uma liminar concedida pela Justiça no domingo (12) garantindo o benefício da gratuidade.

Se eu não tivesse com meu irmão ia passar vergonha porque eu estava sem dinheiro e o cartão deu que estava recusado“, disse a aposentada Vera Lucia da Costa.

Outro aposentado chamado Moisés Ângelo falou que só restaram duas alternativas. “A gente entra no ônibus, passa a carteirinha, e eu tenho pavor de passar vergonha, aí ou desce ou paga passagem”, afirmou.

A Empresa de ônibus Viação Dedo de Deus tinha anunciado o fim da gratuidade para essas pessoas. De acordo com a empresa, “não há fonte de custeio e que ela seria mantida apenas para idosos com mais de 65 anos, como garante o Estatuto do Idoso”. Ainda de acordo com a Viação, “a cobrança no valor de R$ 4 foi autorizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ)”.

No sábado (11), a Prefeitura entrou na Justiça e conseguiu manter o benefício. A decisão foi anunciada pelo Prefeito da cidade, Vinicius Claussen, por meio de uma rede social. Na sexta-feira (10), ele tinha se reunido com os idosos, que chegaram a fazer uma manifestação contra a decisão da empresa de ônibus.

Nesta segunda-feira (13), o município informou que a reativação dos cartões está sendo tratada junto à Riocard, que tem a responsabilidade técnica de promovê-la.

Entramos em contato com a empresa de ônibus, porém até o fechamento dessa matéria não obtivemos respostas da Viação Dedo de Deus para se saber quando a liminar da Justiça será cumprida.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.