Foto: Acervo Instituto Moreira Sales

Ícone da poesia marginal, Ana Cristina Cesar é homenageada em evento no Sesc Quitandinha

A atividade acontece neste domingo (24), às 16h, no Sesc Quitandinha, com entrada franca.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Em junho de 2022, Ana Cristina César (1952-1983), uma das principais poetas da geração mimeógrafo (poesia marginal dos anos 70), completaria 70 anos. Para homenagear a artista nesta 20ª edição do Festival Sesc de Inverno, a instituição promove uma mesa de debates cujo tema é a vida e a obra da escritora. A atividade acontece neste domingo (24), às 16h, no Sesc Quitandinha, com entrada franca.

Participam do encontro as escritoras e pesquisadoras Ana Rüsche, Carla Kinzo, Júlia de Carvalho Hansen e Heleine Fernandes. Além de abordarem aspectos da biografia de Ana C. e das influências da obra da escritora em seus trabalhos, as debatedoras lerão poemas da homenageada, marcados pelo intimismo e pela coloquialidade. Como parte das homenagens, um dia antes, no sábado (23/7), Ana Rüsche conduz uma oficina de escrita poética para mulheres às 10h. No mesmo horário, no domingo, Julia Hansen ministra uma oficina de poemas de amor.

Saiba mais sobre Ana Cristina César

Carioca, Ana Cristina César graduou-se em Letras pela PUC-Rio e fez mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como tradutora e professora de português e inglês após um intercâmbio na Inglaterra. Mais tarde, no mesmo país, completou mestrado em Tradução Literária pela Universidade de Essex. Justamente por fazer parte do movimento da poesia marginal, teve poucos trabalhos lançados por editoras, entre eles, “A Teus Pés” (1982), considerada sua maior obra. Sua poesia também é encontrada na antologia “26 Poetas Hoje” (1976), ícone da “geração mimeógrafo”, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda. Morreu em 1983, aos 31 anos, após longa batalha contra a depressão.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.