Mais de 500 pessoas entre estudantes, profissionais da saúde e usuários do SUS participaram da abertura da I Mostra SUS, realizada pela Secretaria de Saúde com a parceria da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). O evento promovido para discutir os avanços do Serviço Único de Saúde no município se estende até esta sexta-feira (30.11), com palestras e atividades relacionadas à saúde,  das 9h às 17h, na Av. Barão do Rio Branco, 1003. Durante a abertura do evento foi destacada a comemoração dos 30 anos de existência do Serviço Único de Saúde.

O prefeito Bernardo Rossi participou da cerimônia de abertura e ressaltou os avanços do serviço público na cidade. “Vejo municípios fechando UPAs enquanto Petrópolis está prestes a ganhar a terceira. O município está avançando, temos investimento de R$ 13 milhões para o Hospital Alcides Carneiro, tivemos recentemente ótimos resultados de atendimentos, conseguindo triplicar o número de consultas realizadas, a realização de mutirões que foram um sucesso. Temos uma série de ações que mostram como a rede pública está cada vez mais preparada para atender a demanda. Estamos conseguindo vencer a crise. Absorvemos mais de 44 mil pessoas que migaram para a rede pública e esse evento hoje é o resultado de tudo que tem sido implantado”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Profissionais da atenção básica, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais, participam da Mostra SUS apresentando os resultados das ações implementadas. Nesta sexta-feira (30.11) a programação vai ser tomada por mesas de discussões com profissionais da FASE, da Fiocruz, do Instituto Vital Brazil, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vindos de Itaboraí, Paraíba do Sul e Areal. “O evento fortalece o SUS no município, envolve toda a rede de atendimento e aqui teremos uma chance de pensar melhor o SUS, destacar o funcionamento e os avanços. São 30 anos de existência do SUS e esse evento destaca a importância do sistema”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O corpo docente da faculdade também participou da elaboração do evento e para o coordenador de Extensão, Ricardo Tammela, é uma grande oportunidade para se valorizar e tornar evidente os avanços do SUS. “São 30 anos de existência do SUS e a mostra consegue destacar a potencialidade do sistema. Para a faculdade esse evento é de fundamental importância, pois alinha com o perfil da instituição, que quando iniciou o curso de medicina, voltou a formação dos profissionais para o sistema público de saúde”, ressaltou.

Além das rodadas de discussões, a programação conta com ações culturais e educativas. Faz parte do evento a III Mostra de Educação Popular em Saúde de Petrópolis, que abordará temas como meditação, alongamento, além de realizar apresentação artísticas. A mostra é voltada para estudantes e profissionais da área de saúde, mas é aberta ao público em geral.