O Hospital Pró-Cardíaco – localizado em Botafogo, Zona Sul da cidade – inaugura seu Centro de Epilepsia na próxima segunda-feira (26 de março), data em que foi instituído o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, também conhecido como Dia Roxo (Purple Day). A epilepsia atinge cerca de 2 milhões de brasileiros (1% da população) e é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Existem centenas de causas para a doença e cerca de um terço das pessoas atingidas evoluem para um quadro de crises epilépticas resistentes às medicações anticonvulsivantes, inclusive as mais modernas. Estima-se que, somente no estado do Rio de Janeiro, haja cerca de 300 mil casos de epilepsia, sendo perto de 100 mil com resistência aos medicamentos.

O Centro de Epilepsia do Pró-Cardíaco contará com atendimento ambulatorial multidisciplinar diário, das 8h às 20h; internação no sistema de day hospital; emergência especializada; serviço diagnóstico com videoeletroencefalograma 24 horas; e suporte de unidades neurointensiva e semi-intensiva. A equipe é formada por neuropediatras, neurocirurgiões, neuropsicólogos, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, todos especializados no tratamento da doença.

“Parte das pessoas com epilepsia podem ter uma significativa perda da qualidade de vida, com quedas e traumas físicos frequentes, dificuldade para frequentar a escola, por vezes, enfrentando estigmas sociais e preconceito, que podem causar isolamento social e depressão. No entanto, é importante reforçar que muitos avanços vêm sendo feitos em diversas áreas da Medicina e que, com o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a formação de redes de apoio através das associações de pacientes e da internet, é possível ao portador conviver bem com a doença, tendo autonomia e alegria no dia a dia. Conheço muitos exemplos de superação e sucesso entre crianç​as, jovens e adultos”, afirma o neuropediatra Eduardo Faveret, coordenador do Centro de Epilepsia e um dos embaixadores do Dia Roxo no Brasil.

Sobre o Hospital Pró-Cardíaco:

Inaugurado em novembro de 1959, em Botafogo, o Hospital Pró-Cardíaco é referência nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurologia e terapia intensiva, tendo suas atividades voltadas para a alta complexidade e, mais recentemente, para a ultracomplexidade, como o implante de ventrículo artificial. Em 2012, a instituição obteve certificação pela Accreditation Canada International, tornando-se ainda a primeira unidade hospitalar no Brasil e a terceira em todo o mundo a receber a distinção para o processo de atendimento ao paciente com acidente vascular cerebral (AVC). Em 2015, o hospital foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde no mundo. O Hospital Pró-Cardíaco integra o grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos. Para mais informações, acesse www.hospitalprocardiaco.com.br.

Fonte: Hospital Pró-Cardíaco