Na última quinta-feira (30), um vídeo viralizou nas redes sociais. Nele, dois jovens aparecem capturando pombos em plena praia de Copacabana, na altura da Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade.
Ao ver o vídeo, nota-se os garotos pegam as aves silvestres e as colocam dentro de uma caixa de papelão, enquanto alguém comenta ao fundo: “Copacabana não é para amador! Cinco reais cada pombo. Olha os ‘menorzinhos’ fazendo dinheiro”.
Segundo informações do jornal “O Globo”, há suspeitas de que animais seriam vendidos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por valores entre R$ 5,00 e R$ 15,00. O veículo apurou junto ao delegado Wellington Vieira, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que o ato caracteriza crime ambiental, por ser o pombo uma ave silvestre, cuja captura é ilegal, com pena passível de um ano de reclusão.
Segundo o jornal, a Polícia Civil, a PM, a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Invisa Rio), e a Secretaria Municipal De Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias não tinham ciência do cometimento do delito. Ainda segundo o jornal, a Prefeitura teria afirmado que, em caso de confirmação da venda dos pombos em estabelecimentos comerciais, a vigilância sanitária deve ser acionada com urgência. O caso está sendo apurado pelas autoridades policiais.
Comentários estão fechados.