A Justiça Federal de Minas Gerais determinou a prisão de um homem suspeito de tentar se alistar ao Estado Islâmico, neste domingo (11), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A prisão foi determinada pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte, que também expediu mandados de busca e apreensão no interior de SP e de MG.
Ele foi preso no momento em embarcava para um voo internacional. O destino não foi informado pelas autoridades policiais. Além da prisão, a justiça também expediu mandados de busca e apreensão em São José dos Campos (SP) e em Barbacena (MG), cidade em que o suspeito morava, que estão sendo cumpridos nesta segunda-feira (12).
A investigação da polícia apura o crime de integrar e promover organização terrorista, conforme a lei nº 13.260/2016. O delito é considerado hediondo e a pena é de cinco a oito anos de prisão e multa.
O que é o Estado Islâmico
O Estado Islâmico do Iraque e Levante (EI) é um califado com atuação terrorista que controla regiões no Iraque e na Síria e baseia sua ideologia em interpretações radicais de determinados princípios do Islamismo. Esse califado (um Estado que é governado por uma autoridade religiosa, o califa) foi criado em 2014 e espalha o terror sobre a população das regiões que controla, perseguindo minorias e organizando ataques terroristas em outras partes do mundo, como os ataques ocorridos na França.
Comentários estão fechados.