As imagens do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) ajudaram a prender um homem que furtou uma loja no Retiro no último sábado (18.08). O homem foi flagrado pulando um muro para entrar e sair do estabelecimento. As câmeras também possibilitaram a identificação do acusado, que confessou o crime na delegacia.

A prisão foi feita pela Polícia Militar após a Polícia Civil requisitar as imagens, que mostraram toda a ação criminosa e a tentativa de fuga. O furto ocorreu pouco depois das 3h e a prisão ocorreu pela manhã do mesmo dia. O homem levou R$ 264 do caixa da loja e foi encontrado em uma borracharia da região, informando que já tinha gastado grande parte do dinheiro.

Esta é a terceira prisão realizada com a contribuição do Ciop. No final de junho, uma quadrilha por assaltos a residência foi presa uma operação da 106ª DP na Baixada Fluminense. As imagens ajudaram a mostrar um carro que foi roubado em Itaipava. Em meados de julho, três homens foram presos após um assalto em Pedro do Rio. Eles também foram identificados no veículo usado na tentativa de fuga próximo ao Belvedere e levados para 105ª DP.

“Esse é mais um caso que como o Ciop contribui, efetivamente, para aumentar a segurança da cidade. Já são três prisões feitas em que as imagens ajudaram a provar o crime e a identificar os criminosos. Cada vez mais o monitoramento do município será usado para manter a população segura”, ressalta o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

O monitoramento da cidade foi iniciado em maio e conta com 56 câmeras espalhadas em 46 locais. A prefeitura já trabalha para ampliar o número de equipamentos para 96 câmeras. O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) reúne Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros.

 

Fonte: Prefeitura de Petrópolis