REUTERS/Agustin Marcarian/Direitos Reservados

Hoje é Dia: morte de Maradona e 105 anos do samba são destaques

Confira as principais datas da semana entre 21 e 27 de novembro
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Hoje é Dia destaca, nesta semana de 21 a 27 de novembro, a morte do astro argentino Diego Maradona, um dos maiores da história do futebol mundial. O jogador faleceu no dia 25 de novembro de 2020. Outro fato relevante que será lembrado nos próximos dias é o registro, na Biblioteca Nacional, do samba Pelo Telefone, que aconteceu há 105 anos, no dia 27 de novembro. Este é considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil.

Adeus ao “Dios”

Há um ano, no dia 25 de novembro de 2020, falecia Maradona. Dono de uma habilidade sem igual, o argentino nasceu em outubro de 1960 e colecionou em sua carreira muitas glórias. Seu nome sempre é lembrado em discussões sobre quem foi o melhor jogador de todos os tempos – rivalizando com o brasileiro Pelé. Mas, no extracampo, a vida de Maradona foi repleta de polêmicas.

Maradona foi muito significativo como jogador: conquistou uma Copa do Mundo, em 1986, e se tornou ídolo de clubes como Boca Juniors, Napoli e Barcelona. Ele é reverenciado em seu país natal, onde é conhecido como El Dios (o Deus) e El Pibe de Oro (o menino de ouro). No entanto, a dependência química, problema que se arrastou por sua vida desde a juventude, fez com que ele fosse barrado da Copa do Mundo de 1994 ao ser flagrado em exame antidoping.

Maradona não resistiu a uma parada cardiorrespiratória sofrida no dia 25 de novembro de 2020. Ele estava na casa de uma de suas filhas em Buenos Aires e contou com o apoio médico de algumas ambulâncias. O craque havia partido aos 60 anos. No mundo inteiro, torcedores e admiradores lamentaram a sua morte e lembram até hoje os seus grandes feitos dentro de campo.

Relembre como a morte de Maradona foi noticiada pelo Repórter Brasil, da TV Brasil:

No mesmo dia 25 de novembro, mas de 2016, faleceu o ex-presidente e líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Comandante do país por quase 60 anos, Fidel foi uma figura controversa. Para muitos, ele foi um herói contra as forças imperialistas dos Estados Unidos. Para outros, Fidel foi um ditador que atrapalhou o progresso da ilha de Cuba e oprimiu o seu povo. No entanto, a única certeza é que o revolucionário cubano foi uma das maiores figuras políticas do século XX.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.