HAC retoma Café com os Pais na maternidade do hospital

O objetivo do encontro é orientá-los sobre os cuidados necessários com a parceira e o bebê na maternidade e após o parto, além da instrução sobre as precauções com a própria saúde.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A equipe da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC) retomou no último sábado (21), o Café com os Pais, para os acompanhantes das gestantes internadas na unidade. O objetivo do encontro é orientá-los sobre os cuidados necessários com a parceira e o bebê na maternidade e após o parto, além da instrução sobre as precauções com a própria saúde.

O Café com os Pais era realizado todos os sábados antes da pandemia da Covid-19. A coordenadora da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC), Lorena Sabbadini, conta que a intenção é ir retornando com os encontros gradualmente. “Sentimos muita falta desse contato e das reuniões com os pais. O Café com os Pais também é uma forma de humanização do parto. Estamos voltando a realizar as ações na maternidade com todos os cuidados”.

Na reunião, os pais foram orientados sobre os acompanhamentos de rotina, paternidade ativa, planejamento familiar, saúde sexual reprodutiva, instruções sobre a amamentação, e troca de fraldas. Além disso, foram realizados testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis. A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato, também esteve presente e ressaltou a importância da realização do pré-natal do parceiro.

“Fiquei muito feliz ao chegar no encontro e encontrar um pai que realizou o pré-natal do parceiro. Esse tipo de prevenção é muito importante para a saúde do homem para avaliação do estado geral do pai ou parceiro. Além disso, nas consultas é realizada a atualização do cartão de vacinas, orientações sobre a gravidez, parto, pós parto, amamentação e direitos do pai ou parceiro”, disse ela, lembrando que agosto também é o mês de valorização da paternidade.

A retomada do Café com os Pais faz parte da programação do HAC no Agosto Dourado, no mês de incentivo à amamentação. Além do encontro também foram realizadas artes gestacionais com as grávidas e colóquio com orientações para os profissionais de saúde.

Maternidade do HAC é referência

Maior hospital público do município, o Hospital Alcides Carneiro é referência no atendimento às gestantes. A unidade soma 66 vagas específicas para atendimento à mulher e à maternidade em geral. Este número está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê 60 leitos, de acordo com a população atendida em Petrópolis e região.

Atualmente no HAC, são realizados cerca sete partos por dia, o que reflete em um total de cerca de 230 mensais, entre cesárias e procedimentos normais. O HAC é referência para gestantes de alto risco por possuir UTIs maternas e neonatal. Além disso, o Alcides Carneiro é modelo por ser hospital universitário por meio da parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis – Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE), que oferece vagas para os alunos em internato e residência no hospital.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.