HAC faz novas parcerias com instituições de ensino

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Medida amplia campo de atuação de novos profissionais na rede pública de saúde

O Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) aprovou novos convênios entre instituições de ensino e o Hospital Alcides Carneiro. A reunião realizada no dia 30 de abril com a direção do hospital formalizou as parcerias com a Associação Congregação Santa Catarina, o Instituto Técnico do Brasil de Ensino, Instituto Jesus Monteiro e a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). A iniciativa regulariza a atuação de cerca de 60 alunos em formação nos setores da unidade hospitalar, que passará a receber das respectivas instituições, contrapartida financeira destinada à manutenção e melhoria dos serviços do HAC.

O HAC disponibiliza área de treinamento para os alunos em fase final de formação nas áreas médica, instrumentação cirúrgica e técnica de enfermagem. A aprovação dos convênios fortalece a atuação da unidade como hospital de ensino e abre oportunidade para novas parcerias que contribuam para o funcionamento do hospital e promovam campo de formação de novos profissionais. “A aprovação desses convênios é um ganho para o hospital e para a cidade, que amplia o campo para a formação profissional da área médica no nosso município”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O convênio, que destina abrir campo de atuação para novos profissionais, é extensivo as Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e Cascatinha. A medida fortalece as equipes de saúde e possibilita maiores experiências para os profissionais nas unidades que fazem parte da rede pública de saúde. “Essas parcerias são de grande valor para a nossa rede. Isso possibilita que os futuros profissionais sejam preparados para atuar na rede, para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Com a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP, o HAC formaliza mais um convênio com a instituição, voltado para a formação de médicos da instituição. “Novas parcerias estão no planejamento da direção do HAC com o intuito de ampliar o campo profissionalizante na cidade”, destaca o diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC), Filipe Furtuna, reforçando que a unidade hospitalar está aberta a receber novas propostas de parceria.

A aprovação das parcerias foi concedida pela grande maioria dos integrantes do conselho presentes. “Os convênios são importantes para o HAC, para a formação de profissionais de saúde para o SUS”, destacou o presidente do Comsaúde, Rogério Lima Tosta.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.