No dia 14 de junho de 1965, os Beatles gravavam o que seria um dos maiores clássicos da história da música, “Yesterday”. A música é considera um hino atemporal, já que dificilmente não há pessoas que não conheçam. Além disso, esta canção é a mais regravada da banda de Liverpool.

Composição
De acordo com o site “Letras”, “Yesterday” é uma balada acompanhada por um quarteto de cordas e violão, e foi a primeira música da banda composta por apenas um membro, no caso, o baixista Paul McCartney.
Outro fato relevante é que a composição que virou uma das principais canções da história da música contemporânea, quase não foi inclusa no álbum “Help!”. Isso acontece em razão de não transmitir a ideia que o quarteto queria.
Paul McCartney levantou de sua cama inspirado e foi direto tocar piano, onde saiu as primeiras notas de “Yesterday”. O músico estranhou a situação em razão das notas virem de maneira natural e o preocupou de estar plagiando alguém inconscientemente. Desse modo, Paul passou cerca de um mês conversando com cantores e amigos para confirmar se aquela composição era de fato dele.
Inicialmente, a música seria chamada de Scrambled Eggs (ovos mexidos) e continuou passando por adaptações nos versos e arranjos instrumentais. Em um determinado momento da criação, Paul teve um bloqueio criativo, dificultando a composição completa da música. Paul McCartney viajou para a Espanha com sua namorada Jane Asher e lá foi onde encontrou o título que faltava.
Gravação
Apesar da naturalidade na formação das notas, ele não estava satisfeito com a sonoridade da música. Paul comentava com George Martin – produtor dos Beatles – e ele tentava ajudar, mas as sugestões eram recusadas. George sugeriu um acompanhamento instrumental, mas Paul acreditava que esse tipo de melodia deixava a canção mais melosa e isso não era uma característica dos Beatles.
É importante destacar que este desconforto com “Yesterday” não era apenas de Paul, mas também de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Eles não viam nada em “Yesterday” que lembrasse os sucessos que eles cantavam.
Após a insistência do produtor e dos arranjos feitos em estúdio, Paul foi convencido a aceitar o quarteto de cordas como acompanhamento na canção.
George Martin chegou a sugerir que Paul McCartney lançasse esta música como single solo, o que não foi aceito por Brian Esptein, empresário dos Beatles.
A solução veio da Capitol Records, gravadora dos Beatles nos Estados Unidos, que incluiu Yesterday entre as faixas do disco “Help!”. Como ela fez um enorme barulho por lá, ela começou a ser tocada nas apresentações e marcou uma nova fase para os garotos de Liverpool.

Fonte: Letras e Whiplash
Comentários estão fechados.