Foto: Wikimedia Commons

Há 32 anos, o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha, caiu

Com a queda, alemãs dos dois lados puderam se encontrar após 28 anos.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Há 32 anos, em meio a uma onda revolucionária no Leste Europeu e distúrbios civis, o governo da Alemanha Oriental anunciou que todos os seus habitantes poderiam visitar a Alemanha Ocidental. Com a decisão, alemãs dos dois lados puderam se encontrar após 28 anos.

Nos dias seguintes, partes do muro foram destruídas e, mais tarde, máquinas removeram quase toda estrutura. A queda do muro de Berlim foi o estopim para a unificação do país, que foi formalmente assinada em 3 de outubro de 1990.

Além de impedir a passagem de emigrantes, a divisão também era política. De um lado, estava a capitalista República Federal da Alemanha (RFA) e, do outro, os soviéticos da República Democrática Alemã (RDA).

O muro foi construído em agosto de 1961 pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), durante a Guerra Fria, e circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Ele tinha 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães. O número exato de pessoas que morreram na tentativa de passar o muro nunca foi confirmado.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.