Guardas municipais usarão aplicativo de celular que facilita a comunicação com surdos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A partir desta quarta-feira, dia 26, guardas municipais do Rio passarão a utilizar o aplicativo gratuito “Hand Talk Tradutor para Libras”, mais conhecido como Hugo, nome dado ao personagem que faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa visa facilitar a comunicação dos guardas municipais com pessoas surdas. A data para o lançamento foi escolhida por ser o Dia Nacional do Surdo e da Luta pela Inclusão.

 

Em nota publicada no boletim interno da Guarda Municipal do Rio, a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico autorizou o download e a utilização do aplicativo nos smartphones funcionais, usados pelo efetivo como ferramenta para auxiliar o trabalho operacional. O aplicativo foi escolhido por ser fácil e de rápido entendimento, visto que faz a tradução automática de texto e voz para Libras, sendo também fácil de ser instalado.

 

A surdez é uma das deficiências que mais oferece riscos no caso da segurança pública, pois um surdo pode desobedecer a orientação de qualquer agente de segurança simplesmente por não ouvi-lo e isso pode gerar muita confusão e até acidentes. Com a utilização do aplicativo, os guardas que não têm domínio de Libras poderão atender às demandas dos surdos e também passar orientações diversas.

 

Esta é mais uma iniciativa da GM-Rio para atender à população carioca e aos visitantes que têm algum tipo de deficiência. Diariamente, os guardas municipais atuam na fiscalização do correto uso de vagas especiais na cidade, para idosos e pessoas com deficiência, nas vias públicas e também nos estabelecimentos privados de uso coletivo. Além disso, no ano passado, a GM-Rio regulamentou o Manual de Tratamento e Abordagem a Pessoas com Deficiência, que passou a integrar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos normativos com orientações para auxiliar guardas nas ações nas ruas, em tomadas de decisão que exigem pró-atividade e conhecimento da legislação.

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.