Guardas municipais prendem quatro homens por roubo e furto a banhistas e a uma turista argentina no primeiro final de semana de 2019

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Guardas municipais prenderam quatro homens por roubo e furto a banhistas e a uma turista argentina em ocorrências registradas durante patrulhamento nas praias no primeiro final de semana de 2019. Os agentes atuam na Operação Verão da Guarda Municipal, que conta com reforço no efetivo desde o dia 12 de outubro de 2018 nos finais de semana e feriados, para promover ações de ordenamento urbano e de trânsito na orla das Zonas Sul e Oeste da cidade.

Neste domingo, dia 6, guardas da UOP Leblon-Ipanema prenderam Carlos Renato da Silva de Medeiros, acusado de furtar 200 dólares e a carteira de identidade de uma turista argentina na Praia de Ipanema. Os agentes foram acionados por um barraqueiro e viram os homens em fuga, conseguindo detê-lo na Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Seu comparsa fugiu, mas acabou detido por policiais militares na Avenida Rainha Elisabeth, em Copacabana. A ocorrência foi registrada na 12ª DP (Copacabana). Ainda na Zona Sul, uma equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) conduziu para a mesma delegacia cinco jovens que provocavam desordem na Praia do Arpoador. Foi verificado que três deles já tinham passagens pela Polícia.

Na Barra da Tijuca, outra equipe do GEP prendeu dois homens acusados de roubar a mochila, celular e dinheiro de uma mulher utilizando uma faca para ameaçá-la na Rua Dulcídio Cardoso. Os agentes suspeitaram da dupla que se assustou ao ver a equipe. Um dos acusados se entregou e o outro fugiu em disparada tentando se esconder em um canal, mas foi detido em seguida, sendo encaminhados para a 16ª DP (Barra da Tijuca). A vítima reconheceu os dois e todos os seus pertences foram recuperados.

No sábado, dia 5, uma equipe do GEP prendeu Marcos Paulo Maria Souza, 21 anos, na Avenida Atlântica, em Copacabana, na altura do Hotel Othon, após furtar o celular de um banhista. Os agentes ouviram gritos de “pega ladrão” e o homem correndo no canteiro central com o aparelho de celular na mão, sendo alcançado e detido. A ocorrência foi registrada na 12ª DP (Copacabana).

Ações preventivas e integradas na orla da cidade – A Operação Verão  da Guarda Municipal do Rio conta com  531 guardas municipais empregados no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos. A instituição dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio.

As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. O efetivo conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados para o celular das equipes da orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.