(UOP) do Leblon e Ipanema e da 11ª Inspetoria (Parque Madureira) da Guarda Municipal do Rio detiveram dois adolescentes e dois homens nesta terça-feira, dia 26, após praticarem furtos nas orlas das zonas Sul e Oeste e também no Parque Madureira. As ações aconteceram durante patrulhamento de rotina. Ainda na Zona Sul, guardas do GEP apoiaram a Polícia Militar na condução de um suspeito para a delegacia.

Um dos adolescentes, de 17 anos, foi apreendido na Praia de Ipanema, após ter sido flagrado pela equipe da UOP no momento que furtou o cordão de ouro de um idoso de 65 anos, na altura do Posto 9. Os guardas realizavam patrulhamento motorizado na via e foram atrás do acusado, que foi alcançado a cerca de duas quadras do local, próximo à Rua Visconde de Pirajá. Ele estava com o cordão da vítima e foi levado para a 14ª DP (Leblon). Já em Copacabana, guardas do GEP auxiliaram a Polícia Militar na condução de um suspeito para a 13ª DP (Copacabana), após acionamento do Núcleo de Videopatrulhamento. O acusado não estava com nenhum produto furtado.

Contudo, como já havia diversos registros de furtos praticados por ele, flagrados pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sua bicicleta ficou apreendida na delegacia.

Na Zona Oeste, outro adolescente, de 17 anos, foi apreendido pelo GEP. Ele agiu junto com Alex Silva dos Santos Júnior, de 19 anos, no roubo do telefone celular de uma banhista de 19 anos, na altura do Posto 8, na Praia da Barra da Tijuca. A jovem estava acompanhada da avó durante a ação da dupla. Eles acabaram sendo detidos na areia ao sentarem próximos à tenda operacional da Guarda para consumir substância entorpecente pouco tempo depois de terem roubado a banhista.

Quando os guardas foram orientar a dupla, eles se afastaram pela praia e acabaram reencontrando as vítimas, que pediram apoio. Os dois foram encaminhados para a 16ª DP (Barra da Tijuca). Com os acusados, os guardas ainda encontraram um tablete de substância entorpecente, que será submetida a perícia.

Já no Parque Madureira, um homem identificado como Marcos Lua da Silva foi detido pelos guardas que atuam no interior do espaço por volta das 11h, após terem roubado uma mulher na passarela que fica abaixo do viaduto de Rocha Miranda, próximo aos portões 4 e 5. Ele fingiu estar armado e roubou o telefone celular e o cartão de passagem da vítima. Marcos foi detido no interior do parque após ser perseguido por pessoas que testemunharam o ataque. Após a prisão, o acusado foi conduzido para a Cidade da Polícia.

 

Fonte e foto: Guarda Municipal do Rio de Janeiro