Neste final de semana, de 8 a 10 de fevereiro, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) registrou cinco ocorrências de prisão e apreensão na orla da cidade e na Zona Sul, após flagrantes de furtos, lesão corporal e até um caso de homem que tentou furar o bloquei da Avenida Niemeyer e que estava com mandado de busca e apreensão em aberto. As prisões e apreensões foram realizadas por guardas dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e de Praia (GEP).

Neste domingo (10/2), um adolescente de 16 anos foi apreendido pelos guardas do GEP na Praia do Arpoador, após flagrante de furto de cordão de ouro de uma banhista na altura do Posto 8 da Praia de Ipanema. Os agentes receberam informe via rádio do furto e conseguiram detê-lo junto com mais dois adolescentes. A vítima, que se apresentou em seguida, o reconheceu como autor do furto e ele foi conduzido para o 13ª DP (Ipanema), onde o caso foi registrado. Em seguida, ele foi encaminhado para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

No sábado (9/2), foram realizadas três prisões. Os guardas do GOE prenderam um jovem de 18 anos, após ter sido flagrado tentando furar o bloqueio da Avenida Niemeyer, que está interditada desde quarta-feira (6/2), devido a queda de barreira provocada pelas fortes chuvas. O rapaz desobedeceu a orientação dos agentes e ainda resistiu a abordagem. Foi necessário imobilizá-lo e conduzi-lo para o 12ª DP (Copacabana). Na delegacia constatou-se que havia mandado de busca e apreensão aberto em seu nome, quando ainda era adolescente.

As demais ocorrências foram na Barra da Tijuca. Guardas do GEP prenderam um homem de 28 anos, em flagrante, na altura do Posto 8, por ter agredido com um soco no rosto uma banhista, que era ex-mulher de um amigo dele. Foi necessário levar a vítima até o Hospital Municipal Lourenço Jorge para tratar do ferimento. Após a prisão, foi feito o registro de lesão corporal no 16ª DP (Barra da Tijuca).

Um outro homem, de 35 anos, foi detido após desacatar e ameaçar os guardas durante uma intervenção em uma briga de casal, que foi alvo de denúncia de banhistas. O caso também foi registrado no 16ª DP.

Na sexta-feira (8/2), guardas do GEP apreenderam um adolescente após flagrante de furto de celular de um casal de turistas de Singapura na orla de Copacabana, na altura da Rua Santa Clara. O adolescente foi conduzido para a 12ª DP, onde o caso foi registrado. Na Barra da Tijuca, a equipe do GEP prendeu um homem de 21 anos, após flagrante de furto de celular de um casal que estava em um quiosque na altura do Posto 8. Ele foi conduzido para o 16ºDP, onde o caso foi registrado.

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro