Guarda Municipal recebe visita da lutadora do UFC Claudia Gadelha

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A lutadora peso-palha do UFC Claudia Gadelha visitou a sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) na manhã desta quinta-feira, dia 18, para ministrar uma aula-treino de técnicas de MMA para guardas municipais que fazem parte de projeto de Muay Thai da instituição. Esta foi a primeira vez que a campeã compartilhou sua experiência na luta com integrantes de uma força de segurança no país. Ela havia feito, anteriormente, nos Estados Unidos, onde mora, com integrantes do Exército Norte-Americano.

– A iniciativa da Guarda Municipal é muito importante. O treinamento de técnicas de lutas deveria ser um fundamento básico entre as polícias e demais forças de segurança no Brasil. Agradeço à Guarda pela experiência. Gostei muito da energia da galera, todo mundo disposto a aprender – destacou a atleta profissional, que acompanhou de perto a execução dos movimentos e golpes pelos alunos, dando dicas de movimentação para aprimorar as técnicas de defesa pessoal.

Após a aula, Claudia, que é oriunda do Jiu-jitsu, ainda participou de um treino com os guardas municipais Anderson Musgo, professor do projeto e mestre de Muay Thai com diversos títulos nacionais e internacionais, e Tadeu Pinheiro, que também é atleta da modalidade. As técnicas de Muay Thai estão ficando cada vez mais populares no Brasil e são um diferencial também nas competições de MMA, devido às características da luta, que combina técnicas e forças de diversos membros do corpo humano, como punhos, cotovelos, canelas, pernas e joelhos.

Esportes na GM-Rio – O crescente interesse pelas artes marcais entre os brasileiros trouxe uma nova realidade para as forças de segurança e de ordenamento que atuam no patrulhamento ostensivo. Muitas vezes, os agentes precisam lidar com situações que exigem o domínio  dessas técnicas durante abordagens a suspeitos de crimes. Para auxiliar os guardas a agir com mais segurança em ocorrências do tipo, a GM-Rio estimula a prática de lutas e de diversas modalidades por meio da Comissão Desportiva (CDGM), que foi criada em 2010. Além de oferecer diferentes opções para a prática esportiva dentro da instituição e no Clube do Servidor, a CDGM ainda apoia os guardas atletas que participam de competições em diversas modalidades, de níveis amador e profissional, e também promove workshops e eventos para o aprimoramento no esporte.

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.