A lutadora peso-palha do UFC Claudia Gadelha visitou a sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) na manhã desta quinta-feira, dia 18, para ministrar uma aula-treino de técnicas de MMA para guardas municipais que fazem parte de projeto de Muay Thai da instituição. Esta foi a primeira vez que a campeã compartilhou sua experiência na luta com integrantes de uma força de segurança no país. Ela havia feito, anteriormente, nos Estados Unidos, onde mora, com integrantes do Exército Norte-Americano.

– A iniciativa da Guarda Municipal é muito importante. O treinamento de técnicas de lutas deveria ser um fundamento básico entre as polícias e demais forças de segurança no Brasil. Agradeço à Guarda pela experiência. Gostei muito da energia da galera, todo mundo disposto a aprender – destacou a atleta profissional, que acompanhou de perto a execução dos movimentos e golpes pelos alunos, dando dicas de movimentação para aprimorar as técnicas de defesa pessoal.

Após a aula, Claudia, que é oriunda do Jiu-jitsu, ainda participou de um treino com os guardas municipais Anderson Musgo, professor do projeto e mestre de Muay Thai com diversos títulos nacionais e internacionais, e Tadeu Pinheiro, que também é atleta da modalidade. As técnicas de Muay Thai estão ficando cada vez mais populares no Brasil e são um diferencial também nas competições de MMA, devido às características da luta, que combina técnicas e forças de diversos membros do corpo humano, como punhos, cotovelos, canelas, pernas e joelhos.

Esportes na GM-Rio – O crescente interesse pelas artes marcais entre os brasileiros trouxe uma nova realidade para as forças de segurança e de ordenamento que atuam no patrulhamento ostensivo. Muitas vezes, os agentes precisam lidar com situações que exigem o domínio  dessas técnicas durante abordagens a suspeitos de crimes. Para auxiliar os guardas a agir com mais segurança em ocorrências do tipo, a GM-Rio estimula a prática de lutas e de diversas modalidades por meio da Comissão Desportiva (CDGM), que foi criada em 2010. Além de oferecer diferentes opções para a prática esportiva dentro da instituição e no Clube do Servidor, a CDGM ainda apoia os guardas atletas que participam de competições em diversas modalidades, de níveis amador e profissional, e também promove workshops e eventos para o aprimoramento no esporte.

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Crédito da foto: Fernanda Santos