A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou às 7h desta sexta-feira, 15, o esquema especial de patrulhamento do Rock in Rio 2017 com efetivo diário de 510 guardas, sendo 230 no ordenamento urbano e 280 no controle do trânsito no entorno do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O planejamento operacional funcionará nos sete dias de festival e conta com apoio 80 rádios de comunicação, 56 veículos, além do carro comando do Centro de Controle Operacional da GM-Rio.
Para o ordenamento urbano, 230 guardas municipais já atuam nas estações e terminais de transportes e nas principais vias de acesso ao Parque Olímpico, com patrulhas a pé, em motocicletas e viaturas, além do apoio de oito cães. O efetivo está distribuído por diversos pontos, como as estações do metrô Jardim Oceânico e do BRT (Parque Olímpico, Rio 2, Riocentro e Centro Olímpico), Terminal Alvorada, Centro Aquático Maria Lenk, Centro Internacional Sarah de Neuroreabilitação e Jeunesse Arena (HSBC).
– No início da semana fizemos uma ambientação com nossos efetivos de trânsito e do ordenamento urbano para testar o esquema, que é semelhante ao que foi empregado com êxito no Parque Olímpico durante os jogos de 2016. Nossa orientação é para o público ter atenção no seu deslocamento até a Cidade do Rock e utilizar o transporte público porque nenhum veículo passará pelos bloqueios se não for credenciado – afirma o inspetor Ricardo Soares, diretor de Operações da Guarda Municipal.
TRÂNSITO – A Subdiretoria Técnica de Trânsito da GM-Rio atuará diariamente com 280 agentes – sendo 20 motociclistas – na fiscalização e no controle do trânsito no entorno do Parque Olímpico.  Divididos em turnos, o efetivo estará distribuído pelos 44 pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio, implantados a partir das 11h. Além de controlar as interdições ao tráfego, os guardas vão coibir o estacionamento irregular e as demais irregularidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, além de orientar a travessia de pedestres para evitar acidentes.
A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) manterá 15 reboques, 24 horas no entorno da Cidade do Rock, coibindo o estacionamento irregular na região. Em caso de veículo rebocado, o cidadão deve acessar a página da Prefeitura na internet para impressão da Guia de Pagamento e de Remoção (GPR). Para quem não tiver acesso à impressora, a GPR pode ser impressa no próprio Depósito da Prefeitura, que fica Avenida Pedro II, 67, na esquina com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina. O boleto deve ser pago no banco. Para a retirada dos veículos apreendidos, devem ser apresentados os comprovantes de pagamento da diária e da taxa de remoção, além da quitação de todas as multas vencidas e débitos pendentes. O Depósito da Prefeitura funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
 
CÂMERAS – O Centro de Operações já monitora a área do evento com câmeras e dará suporte às equipes da prefeitura que estão no local.  Com essas imagens, as equipes poderão acompanhar a chegada do público vindo de todas as regiões da cidade e, além disso, ajudar o trabalho dos operadores que estão nas ruas. O monitoramento das rotas de acesso ao festival conta com mais de 100 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.