Guarda Municipal atua com 5.493 agentes em blocos de carnaval

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro montou esquema especial para os desfiles das escolas no Sambódromo, blocos carnavalescos e o carnaval oficial de rua realizado pela Prefeitura do Rio. Os guardas vão atuar no patrulhamento em geral, no ordenamento urbano e na fiscalização do trânsito com equipes patrulhando os pontos de folia a pé, de carro e com motocicletas. O esquema de trânsito foi estabelecido pela CET-Rio e posto em prática com a Guarda Municipal atuando nos pontos de eventos desde o pré-carnaval que acontece em fevereiro na cidade.  

BLOCOS – A GM-Rio atua com 5.493 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito nos blocos oficiais que desfilarão em todas as regiões da cidade. As ações serão isoladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.

SAMBÓDROMO – Serão  3.480 guardas municipais empregados na área do Sambódromo para os seis dias de desfile, em ações de patrulhamento em geral e nos pontos de bloqueios de trânsito definidos pela CET-Rio no entorno e acessos à Passarela do Samba. O esquema da Sapucaí contará ainda com o apoio do centro de controle móvel e duas bases fixas externas de apoio operacional. Pelo segundo ano consecutivo, a GM-Rio dará apoio à Operação Lei Seca na realização dos testes do bafômetro em condutores de carros alegóricos durante os desfiles das escolas de samba.

CARNAVAL DE RUA – Em apoio aos eventos do Carnaval de Rua que acontecem em diversos locais da cidade, a GM-Rio vai empregar 518 guardas municipais no patrulhamento em geral, no controle do trânsito. Entre os pontos de folia com maior movimento, estão a Cinelândia e a Praça Tiradentes, no Centro; Intendente Magalhães; e bairros da Zona Norte.

AÇÕES PREVENTIVAS DE SEGURANÇA – O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes realizam, a partir desta sexta-feira, dia 1º, ações preventivas com foco na promoção da segurança de crianças e adolescentes nos dias de folia na cidade. As ações serão realizadas até o dia 9 de março durante desfiles de blocos infantis e no Sambódromo, para conscientizar e prevenir violações de direitos e crimes, como a exploração sexual infantil e o tráfico de pessoas, além do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Além do alerta à população, também será realizada a distribuição de dez mil pulseiras de identificação que foram doadas pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e um folheto desenvolvido pela Guarda Municipal com dicas de segurança para pais e responsáveis.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.