Em menos de 24ha Guarda Civil prendeu três suspeitos envolvidos em assaltos no Centro da cidade. Esses flagrantes são a confirmação da presença dos agentes nas ruas, contribuindo para a segurança da população em vários pontos da cidade. Os agentes prenderam um homem de 32 anos no início da tarde desta terça-feira (30.10), tentando furtar uma loja de doces na Rua do Imperador. Segundo a guarnição, o acusado é morador da Mosela e já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas.

Mais cedo, outro homem foi flagrado tentando assaltar um estabelecimento comercial na Rua Souza Franco com esquina na Rua Santos Dumont. Ele agrediu o proprietário da loja e um dos agentes da Guarda, mas acabou sendo imobilizado e preso. O prefeito Bernardo Rossi recebeu os dois agentes que realizaram a prisão em flagrante, Alexandre Ciscouto e Vanderlei Morais, e elogiou a atuação deles.

“A prefeitura apoia esse tipo de ação, que ajuda a manter a cidade como uma das mais seguras do país e a mais segura do Estado. Desde o ano passado, nós já fizemos a manutenção da frota da Guarda, temos um grupamento de cães atuante na cidade, o Centro Integrado de Operações em funcionamento e que vai ganhar mais 40 câmeras. Mas, quero destacar principalmente esse efetivo de homens de bem e trabalhadores, que eu quero parabenizar pelo trabalho”, disse o prefeito Bernardo Rossi aos agentes, ao lado do vice-prefeito Baninho; do secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; do comandante da Guarda, Jeferson Calomeni, e chefe do setor de ensino da corporação, Leandro da Silva.

À tarde, por volta de 13h30, os guardas Francisco José Dimas Ribeiro e Thiago de Oliveira Machado faziam ronda de patrulhamento pela Rua do Imperador e foram acionados por funcionários da loja ao constatar que um homem está tentando furtar chocolate vendido na loja. O homem não resistiu à prisão. Ele já tinha outras passagens pela delegacia por furto e agressão.

Na manhã de segunda-feira (29.10), um agente da Guarda Civil que estava de folga prendeu em flagrante um homem que tentou roubar o celular de um estudante na Rua Benjamim Constant.

A Guarda mantém uma rotina diária de 30 homens na rua para atuação no Centro e arredores. Além de 10 em atividade na 2ª Inspetoria, que atende os distritos. A Guarda coordena ainda o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que já mantém 56 câmeras em funcionamento em tempo real.

“Esta ação rápida da Guarda Civil significa que tem mais agentes nas ruas alcançando o objetivo de contribuir na segurança da população. O município possui também o monitoramento 24horas em tempo real, auxiliando as guarnições nas ações em vários pontos da cidade” destacou o prefeito Bernardo Rossi.

A guarnição possui 210 agentes que se revezam dia e noite. A prefeitura realizou a manutenção da frota que atende a corporação, comprou equipamentos para a sede, está renovando os uniformes e vai conceder a incorporação do abono por atividade operacional ao salário dos guardas.

“Com o reforço do patrulhamento por toda cidade conseguimos atuar de forma mais eficiente. Em menos de 24 horas flagramos tentativas de assalto no Centro Histórico justamente por termos a ronda funcionando de forma intensiva.Com o investimento do município, a guarnição atua mais motivada e executando a segurança para população”, disse o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni

Os três envolvidos foram encaminhados para a 105ª Delegacia de Polícia, onde os casos foram registrados.