Guarda Civil e PM realizam operação “Lugar de criança e adolescente é na escola” nos distritos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Guarda Civil e a Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira (17.10) mais uma edição da operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”. A atuação conjunta ocorreu em Itaipava, Araras e Pedro do Rio. A ação é um complemento do que é feito pela Ronda Escolar e pela Pamesp Escolar (Patrulhamento Motorizado Especial Escolar) com foco em locais longe do perímetro das unidades de ensino.

Nesta quinta, as equipes passaram pelo centro de Araras, pelo Terminal de Itaipava e ainda estiveram próximo da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues. O canil da Guarda deu apoio à operação, que mobilizou 10 agentes no total.

 “Foi muito importante poder ter o contato com alunos no Terminal e explicar o nosso trabalho, houve um impacto grande em um grupo de adolescentes que estavam lá no final do turno da manhã e também voltamos no fim do turno da tarde”, explicou a coordenadora da Ronda Escolar e subcomandante da Guarda, Cláudia da Conceição, que coordenou a operação.

Um dos objetivos da ação é evitar que os jovens se exponham a situações de vulnerabilidade por ficarem fora de casa e fiquem longe de bebidas alcoólicas, por exemplo. Desde setembro, este é a terceira vez que a operação foi realizada – antes, ela aconteceu na região do Alto da Serra e Cel. Veiga e também entre Corrêas, Cascatinha e Itamarati.

Na Ronda Escolar, os agentes fazem visitas preventivas, realizando palestras de conscientização, e atendendo eventuais ocorrências relatadas pelos colégios. Já na operação ‘Lugar de criança e adolescente é na escola’, as abordagens são feitas a jovens que estão fora do perímetro escolar, muitas vezes uniformizados. É verificado se esse aluno não está em horário de aula e, principalmente, é feito o alerta sobre os riscos à segurança deles. E se for necessário, os pais são acionados para que esse adolescente seja entregue aos responsáveis.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.